O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, estará no norte da Bahia, esta semana. Em Curaçá, apresentará o Projeto Ararinha na Natureza, que prevê ações para a reintrodução da ararinha-azul na Caatinga. A ave é considerada extinta em ambiente natural desde o ano 2000 e foi reproduzida em cativeiro por criadores europeus.
Na segunda-feira (30), em Juazeiro, o ministro Edson Duarte participa, de manhã, de reunião no campus da Uneb sobre recomposição vegetal das margens do rio São Francisco. À tarde, comparece à reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, na sede do Sebrae. No início da noite, participa da abertura do II Simpósio do Bioma Caatinga e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, no Complexo Multieventos da Univasf – Pólo Petrolina/Juazeiro.
Na terça-feira (31), o ministro segue para o município de Curaçá, onde vai se reunir com lideranças comunitárias, representantes da prefeitura e Câmara Municipal e integrantes do Projeto Ararinha na Natureza. O encontro será às 10h, na sede da Fazenda Concórdia, área rural da cidade. Na ocasião, serão discutidas ações para a reintrodução da ararinha-azul na região.
Uma das medidas é a instalação do Centro de Reprodução e Reintrodução que está sendo construído em Curaçá para receber, já no próximo ano, 50 ararinhas-azuis que serão repatriadas da Alemanha para o Brasil. As aves vão ser alojadas no Centro, onde serão preparadas para a soltura. A vinda das ararinhas foi acertada durante recente viagem do ministro à Europa.
URAD
Uma das novidades que será anunciada no encontro em Curaçá é a integração da iniciativa Unidades de Recuperação de Áreas Degradas (Urad), desenvolvida no semiárido pelo Ministério do Meio Ambiente, ao projeto de reintrodução das ararinhas.
As Urads desenvolvem boas práticas produtivas e tecnologias sociais para convivência com o semiárido. No caso específico do Projeto Ararinha na Natureza, as Urads vão contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região e para a recuperação de áreas degradadas e habitats críticos para o estabelecimento das ararinhas que serão soltas no futuro. Na prática, as unidades vão auxiliar a preparar o ambiente para a reintrodução das ararinhas.
Outros temas que serão tratados no encontro são o Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Ararinha-Azul; a estruturação das unidades de conservação do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Juazeiro, que reúne a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha-Azul e o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul (recém-criadas para abrigar as aves), a APA do Boqueirão da Onça e o Parque Nacional do Boqueirão da Onça; e o programa de voluntariado, que já está EM fase de implementação e busca envolver a comunidade, em especial os jovens, no projeto de reintrodução das ararinhas.
SERVIÇO
Visita do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, a Juazeiro e Curaçá, no norte da Bahia
Dias: Segunda-feira (30/07) e terça-feira (31/07)
Ascom MMA
10 comentários
29 de Jul / 2018 às 07h12
Geraldo tô preocupado com a democracia. Ontem, era o dia de Alexandre Garcia, o William Bonner dos sábados, ex-assessor de João Figueiredo, o último general da ditadura militar, que estava visivelmente constrangido e contrariado com a grande festa pela libertação de Lula que aconteceu ali perto de onde ele estava nos estúdios da Globo. A maioria do povo quer Lula e um juiz não deve e não pode retirar a vontade do povo. Até porque não tem recibo filmagens áudio ou provas contra Lula. PS: Ararinha Azul eh importante, mas o povo em primeiro lugar. Agradeço
29 de Jul / 2018 às 07h36
Vamos ser plural? Existe uma unanimidade no #Brasil, ninguém até hoje viu uma única prova contra Lula. Diferente das gravações contra Aécio, Temer, as malas de Geddel, e os áudios de Jucá e Sérgio Machado ou mesmo as assinaturas com conta na Suiça de Eduardo Cunha. Contra Lula apenas convicções de um juiz que desfila ao lado de políticos do PSDB em eventos de gala no exterior. Edson eh pessoa boa, torço para continuar no governo de Lula.
29 de Jul / 2018 às 09h08
Gostaria muitíssimo que no retorno tão esperado do professor Otoniel Gondim ao grandioso Blog do Povo, o fosse analisando os candidatos regionais aos cargos de deputado estadual e federal. Seria ótimo ver a posição desse grande culto e cientista político. Grato.
29 de Jul / 2018 às 10h30
PETROLINA TEM UM MINISTRO, AGORA FINALMENTE JUAZEIRO TBM TEM... A PERGUNTA QUE PRECISA SER RESPONDIDA...É. O QUE ESSE POLITICO FEZ POR JUAZEIRO.. ?
29 de Jul / 2018 às 10h32
A notícia é sobre o MINISTRO EDSON DUARTE e os ROBÔS do LULAPETISMO gastam seu tempo postando comentários desesperados em defesa de LULADRÃO. A opinião pública tem profundo conhecimento das mazelas do PT e naturalmente ainda teremos que escutar os choros das viúvas por algum tempo.
29 de Jul / 2018 às 10h39
Geraldo fale aí ao ministro que convide o Michel Temer. Eu só fico triste é ver um cara que eu conheci defendendo outros ideais e agora está se misturando com gente dar pior qualidade. É muito triste que ararinha seja bem vinda.
29 de Jul / 2018 às 10h40
Geraldo fale aí ao ministro que convide o Michel Temer. Eu só fico triste é ver um cara que eu conheci defendendo outros ideais e agora está se misturando com gente dar pior qualidade. É muito triste que ararinha seja bem vinda.
29 de Jul / 2018 às 10h51
Sr. Juazeirinho, o professor Otoniel Gondim deve retornar mesmo a escrever para nós que o tanto admiramos e para o Blog preferido seu. Ainda mais que deve ser um dos expoentes pensantes e atuantes da candidatura do seu irmão Targino Gondim a Dep. Federal. E como tem peso esse cara genial!
29 de Jul / 2018 às 11h58
Meu Deus! Petrolina teve ministro e o cara asfaltou todas as vilas dos projetos de irrigação. Juazeiro tem ministro e ele vem cuidar da ararinha azul (que é importante). Mas, aí tem uma diferença de compromisso. (E o povo sofrido fica falando do presidiário. TODOS OS BANDIDOS NA CADEIA. TODOS!)
29 de Jul / 2018 às 19h52
Esse DAVI DE SOUZA votou duas vezes em MICHEL TEMER e agora chora arrependido como todos os PETRALHAS que perderam a boquinha. EDSON DUARTE está ajudando a consertar esse governo desmantelado de LULADRÃO e DILMANTA.