A CENSURA CHEGOU AO BRASIL AFINAL?

Quem diria que estamos vivendo essa NOVA CENSURA em pleno Século XXI? Acredite isso está mais perto do que você imagina. Certamente as redes sociais quebraram a hegemonia dos veículos de comunicação "ditos tradicionais" e incrementaram o debate público ao trazerem o bom conhecimento e o outro lado da moeda que está por de trás de suas tendenciosas notícias. Várias pessoas com suas contas no Facebook passaram a confrontar fatos e opiniões das poderosas emissoras de Rádio, TV e de grandes sites de notícias. Se a boa confrontação tiver muitas curtidas e compartilhamentos, isso resultará numa grande "viralização" e por fim a "poderosa emissora de TV" acaba juntamente com seus "renomados jornalistas" com as calças na mão lamentando suas vergonhas. É o que eu costumo dizer lá na faculdade: confronto de narrativas!

Por exemplo, através das redes sociais tomamos o conhecimento de que DONALD TRUMP poderia ganhar as eleições nos EUA e o UK (Reino Unido) sairia da União Européia. Ou seja, a verdade dos fatos acabou "fugindo das mãos" de quem gostava de controlar as narrativas e até mesmo manipulando a opinião da população via narrativas modificadas. A internet conseguiu democratizar a informação. Prova disso? Você! Sim, você que está lendo o que eu escrevi nesse renomado Blog!

Porém, sinto muito em vos dizer que toda essa liberdade e conhecimento trazidos pelo Facebook estão com os dias contados. De uns dias para cá criou-se o termo "FAKE NEWS" que traduzindo do inglês é NOTÍCIAS FALSAS. Esse termo aqui no Brasil acabou recebendo uma "nova roupagem" em insinuar que as redes sociais espalham mentiras e precisam de controle. Então, com uma sacada de marketing, que é o fruto de nossa pífia engenharia social, vemos o estrago que está sendo feito hoje. Idiotas úteis repetem asneiramente a existência de fake News em tudo aquilo que torcem o nariz em não concordar, ainda que a narrativa esteja plenamente de acordo com o fato real. Eles criam uma histeria coletiva dentro de um ambiente totalmente favorável ao controle e à dominação. É justamente o que estamos vendo hoje em relação ao Facebook ter retirado de sua plataforma sem aviso prévio, sem notificação alguma que apresente critérios de suas ações 196 páginas e 87 perfis tidos como disseminadores de fake News.

Note bem, eu não estou aqui negando de maneira alguma que existam sim as notícias falsas, que tem o objetivo de trazer desinformação e manipular a opinião pública. Mas diante desse fato eu fico com uma dúvida atroz: E AS MENTIRAS ESPALHADAS PELA VELHA IMPRENSA, como ficam? Só para citar um exemplo, o nosso colega jornalista FELIPE MOURA BRASIL mostrou em vídeo a desfaçatez da CNN em divulgar que DONALD TRUMP havia supostamente tripudiado de um deficiente físico. E aí? Como fica o facebook que ajudou a disseminar esse descabido? Por que não derrubou a página da supracitada emissora de TV americana?

Aqui no Brasil não é diferente. Só para citar apenas um exemplo a "CENSURA FACEBOOKIANA" anda à todo vapor bloqueando as postagens do especialista em segurança pública BENE BARBOSA que se posiciona contrariamente ao desarmamento civil. Ele vem recorrentemente tomando advertências e suspensões por causa de suas postagens. Por que isso acontece, hein? Enquanto Bené ao defender com dados empíricos e argumentos lógicos o direito à posse de arma para o cidadão comum é sumariamente bloqueado por mexer num tema contrário à agenda progressista da Nova Ordem Mundial. Do outro lado da polarização social, a Senadora Gleisi Hoffmann incita a violência ao declarar que numa tentativa da POLÍCIA FEDERAL entrar na Sede dos Metalúrgicos para prender o maior corrupto da história brasileira disse "vai ter que matar gente" e NADA ACONTECEU... Esquisito você não acha?

Agora vem a pior de todas as notícias: Você sabe quem dirá o que é FAKE NEWS nos EUA? Conforme levantou FLÁVIO GORDON em seu livro "A CORRUPÇÃO DA INTELIGÊNCIA" o controle sobre a veracidade de uma notícia será exercido pela agência POLITIFACT, organização financiada pelo bilionário GEORGE SOROS! Esse sendo o maior financiador de grupos de extrema esquerda nos EUA contrários a eleição de DONALD TRUMP e de outros presidentes de direita no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil no caso de JAIR BOLSONARO. Resumindo: quem dará a palavra final sobre fake news aqui em nosso país será uma poderosa agência de esquerda financiada por globalistas progressistas! Você acha que depois disso tudo nós brasileiros temos o gozo de estarmos vivendo num país democraticamente governado? Você acha que nós cidadãos comuns temos a tão falada liberdade de expressão? Você acha que estamos muito longe do fascismo, tapete vermelho que aponta a chegada de um grande ditador como acontece na Venezuela, na Bolívia e agora na Nicarágua? Abramos os nossos olhos e tomemos muito cuidado ao seguirmos esse fluxo.

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista