José Ribeiro da Silva, o mestre Duduta, instrumentista e compositor, faleceu na madrugada desta quinta-feira no Hospital João XXIII em Campina Grande, Paraíba. ‘Duduta’, é considerado um dos grandes nomes da musica brasileira.
Com uma dedicação há mais de cinquenta anos ao choro, estilo musical, que o consagrou no Brasil e exterior. Duduta também fabricava instrumentos e alguns deles foram presenteados a artistas renomados como Paulinho da Viola.
Ele se apresentou em vários programas de televisão pelo Brasil e mostrou com sua simplicidade o que mais gostava de fazer, tocar cavaquinho ou bandolim. Acompanhado do seu filho Waguinho e de sua nora Eloisa Olinto.
Com uma carreira brilhante, não é em vão que o chamam de mestre. Compôs musicas que fazem parte da história de Campina Grande como a “Campinense”. Participou do programa Sr. Brasil da TV Cultura, e em homenagem a seus 80 anos de idade, com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu um presente especial dos Correios e Telégrafos, que produziram selos em sua homenagem. Por sua importância na música local recebeu o titulo de cidadão campinense, e o prêmio “Mestre das Artes” pelas secretárias de Educação e Cultura do estado da Paraíba.
“Força de vontade e porque gosto da música e do chorinho, esforço e amor ao choro”, é assim que o Mestre mantém vivo e consagra no Nordeste esse gênero da música popular e instrumental brasileira que surgiu no Rio de Janeiro.
Amante do choro é respeitado nacionalmente, já presenteou artistas renomados com instrumentos feitos por suas próprias mãos, entre eles destacam-se Marinês, Dominguinhos e Paulinho da Viola.
Duduta Foi personagem do documentário intitulado “Seu Cavaco Dom Bandolim e Um Choro do Mestre Duduta na Rainha da Borborema” e nesse filme foram mostrados detalhes de sua vida e arte.
Redação Blog Foto: Arquivo
0 comentários