A Câmara analisa o Projeto de Lei 4870/12, que permite a estudantes maiores de 16 anos de idade, aprovados em processo seletivo para universidades públicas, ingressar na graduação, mesmo que não tenham terminado o ensino médio. A condição prevista pelo texto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) é a conclusão do segundo ano.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) exige que o aluno tenha concluído o ensino médio para ingressar na universidade. Patriota argumenta que a lei não acompanhou a evolução dos processos seletivos, e essa exigência não faz mais sentido. "Se o estudante logrou êxito em processo seletivo para universidade pública, não merece ter sua aprovação frustrada", argumenta.
Maturidade
Para o deputado, a aprovação mostra que o candidato está completo o suficiente para ingressar na graduação. "Esse aluno não merece perder uma conquista tão difícil e importante pelo fato de não ter concluído uma etapa que já demonstrou ter superado", acrescenta.
Ainda segundo o parlamentar, a lei atual é constantemente questionada na Justiça por candidatos aprovados que não terminaram o nível médio. Na maioria das vezes, os juízes decidem em favor do aluno. "Somente para a Universidade de Brasília (UnB) encontramos 600 ações decididas a favor dos requerentes que pleiteavam uma vaga", relata.
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 6834/10, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações da Agência Câmara Notícias
2 comentários
24 de Jul / 2018 às 13h13
AVACALHANDO CADA VEZ MAIS COM A NOSSA EDUCAÇÃO ! NÃO VAI DEMORAR,PARA BASTAR APENAS O PRÉ PRIMÁRIO PARA CURSAR NUMA UNIVERSIDADE !
24 de Jul / 2018 às 16h11
Mas agora vejam só... Esse "cidadão" que de patriota não tem nada quer fazer da Educação Brasileira uma "casa da mãe Joana!" Onde já se viu isso? Nada justifica tal infâmia. Isso mostra o quanto esses "esquerdopatas" querem nivelar a população por baixo: fazer de nossos estudantes uma multidão de IDIOTAS ÚTEIS!