Na última sessão realizada pelo Conselho Universitário da UNEB aprovou a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu em campi da capital e do interior do estado. Em Salvador, serão implantados os cursos de doutorado profissional – o primeiro nessa modalidade da instituição – em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de mestrado em Estudos Territoriais, ambos no Campus I.
Já no interior, vão ser instalados oito novos cursos: - no Campus III, em Juazeiro, o doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental e o mestrado profissional em Gestão de Processo Comunicativo e Inovação Social.
No Campus X, em Teixeira de Freitas, o mestrado em Letras e o mestrado profissional em Educação e Infâncias, este em associação com as universidades estaduais de Santa Cruz (UESC) e de Feira de Santana (UEFS); - no Campus II, em Alagoinhas, o mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas; - no Campus VI, em Caetité, o mestrado profissional em Ensino, Linguagem eSociedade.
No Campus IX, em Barreiras, o mestrado profissional em Agronomia; e - no Campus XVIII, em Eunápolis, o mestrado em Estudos Culturais e Educação. "A expansão e, principalmente, a interiorização da pós-graduação stricto sensu é um compromisso prioritário da gestão universitária. Dessa forma, estamos ao mesmo tempo qualificando a universidade e atendendo a comunidades que não têm acesso a esse nível do ensino superior, em uma instituição pública, gratuita e socialmente referenciada", disse o reitor José Bites.
Ascom Uneb - Foto: Icaro Rebouças
1 comentário
24 de Jul / 2018 às 14h16
A autorização de funcionamento de novos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) depende de avaliação da CAPES. A medida aprovada no CONSU da UNEB é uma autorização interna necessária à submissão de nova proposta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão nacional que se encarrega da expansão e avaliação/regulação da pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), em conformidade com o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O resultado das novas propostas ainda não foi divulgado pela CAPES. Não sabemos se serão autorizadas.