Além de oferecer 17 especialidades médicas na Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), o serviço também disponibiliza serviços à população com outros profissionais da saúde chamados de "não médicos", nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.
Estes profissionais fazem parte da equipe multiprofissional da Unidade e trabalham no sentido de ampliar a integralidade da assistência à saúde do paciente. Com o conceito ampliado de saúde pela OMS, evidenciou-se a necessidade de um cuidado compartilhado, que só pode ser oferecido por esta interdisciplinaridade.
"Na UPAE, cada profissional tem sua importância dentro desse processo de cuidado do paciente. Os não médicos complementam o atendimento e todos os agentes são responsáveis pela promoção da saúde dos usuários. Acreditamos que o nosso projeto terapêutico seja bastante singular por conta disso", ressalta a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin.
Somente neste quinto ano de funcionamento da UPAE, a ser comemorado no dia 29 de julho, foram contabilizadas 15.170 consultas com profissionais não médicos. Já ao longo de todo o período foram registradas mais de 49 mil. Isso sem falar das sessões de fisioterapia: 16.833 no último ano e 60.088 em cinco anos.
A marcação do atendimento não médico é feito internamente através de interconsulta, ou seja, quando a própria equipe de saúde da UPAE identifica a necessidade e encaminha o paciente para o atendimento. Somente as vagas de fisioterapia são encaminhadas para VIII Geres para marcação via município. Mais informações pelo telefone: (87) 3866-9632.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários