Prevenção de Acidentes é tema de orientação na UPAE/IMIP de Petrolina

Os representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UPAE/IMIP de Petrolina, também conhecidos como cipeiros, realizaram esta semana (16 e 17) uma série de orientações sobre materiais biológicos e perfurocortantes para os profissionais de saúde da Unidade. A iniciativa segue a Norma Regulamentadora 32 (NR32) e é dever da CIPA, que tem entre suas funções atuar na promoção da saúde e segurança do trabalhador.

"A atividade dirigida dos cipeiros faz parte de um plano anual de trabalho que tem como objetivo executar ações preventivas que visem à diminuição dos índices de acidentes e doenças ocupacionais. Fazemos várias campanhas, palestras e atividades educativas durante o ano e, esse mês, por conta do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a ser comemorado no dia 28, escolhemos esse tema", esclarece a cipeira Helenita Florêncio.

A exposição a materiais biológicos potencialmente contaminados é inerente à rotina dos profissionais da área de saúde. Ferimentos com perfurocortantes ainda são responsáveis por um número significativo de acidentes nesse segmento de trabalho. Por isso, as campanhas são tão importantes. "As medidas preventivas são essenciais e podem fazer toda a diferença para um manuseio seguro desses materiais", ratifica.

Vale ressaltar que a UPAE/IMIP de Petrolina segue o PROTOCOLO PARA ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO OU PERFUROCORTANTES, do Ministério da Saúde, e adota as DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA PROFILAXIA ANTIRRETROVIRAL PÓS-EXPOSIÇÃO DE RISO À INFECÇÃO PELO HIV para todos os seus funcionários e colaboradores.

Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP