Foi realizada nesta quinta-feira (12), no auditório do Juá Garden Shopping em Juazeiro, sessão itinerante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), parte integrante da 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri).
A proposta que foi apresentada pelo presidente do colegiado Eduardo Salles e pelo deputado Zó com participação do deputado Roberto Carlos, do presidente do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf), do prefeito de Canudos Geo Rabelo, representantes do poder público municipal, instituições, vereadores, representantes institucionais e produtores da região.
Os deputados presentes falaram sobre a oportunidade de aproximar a ALBA das pessoas que fazem a agricultura irrigada na região e comemoraram o sucesso, não esquecendo que é necessário cuidar da infraestrutura dos projetos, da melhoria do sistema de irrigação, do controle da barreira fitossanitária, cuidar do rio São Francisco e do controlado uso dos defensivos agrícolas.
O presidente da Câmara Setorial da Fruticultura de Juazeiro, Ivan Pinto e o presidente da Moscamed Brasil Jair Fernandes Virgínio falaram sobre demandas, necessidades e problemas enfrentados pelos produtores do Vale do São Francisco no processo de exportação dos seus produtos para outros países.
Atento a todas as demandas, o deputado Eduardo Salles, explicou sobre a obrigatoriedade da Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV como “mecanismo determinado por lei federal com objetivo de monitorar doenças”. Sobre a renegociação das dívidas dos fruticultores, explicou que o chefe do executivo federal suspendeu os recursos e as demais questões abordadas serão analisadas para posição posterior da Comissão.
Representando o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da prefeitura Voldi Alves destacou a importância da realização da sessão em Juazeiro. “Todos os questionamentos abordados hoje aqui foi de grande importância para contribuir com a qualidade profissional e pessoal dos produtores da região”, destacou.
Para o titular da AEDAP e coordenador geral da Fenagri Tiano Felix, “a retomada da Fenagri conta com a participação maciça dos produtores, foca na difusão de tecnologia e a prefeitura de Juazeiro estimula cada vez mais o desenvolvimento da cadeia produtiva da agropecuária regional. É importante receber a Comissão de Agricultura da ALBA para discutir pessoalmente as demandas da nossa região.”, disse.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
4 comentários
12 de Jul / 2018 às 21h29
Só tem inocente nessa mesa.
12 de Jul / 2018 às 21h43
Dentro da programação ENCHENDO LINGUIÇA apareceram três deputados, sendo dois daqui. É muita falta de vergonha gastar o dinheiro do povo com esses eventos de fachada.
13 de Jul / 2018 às 05h29
Na época de Lula a Fenagri era mais forte
13 de Jul / 2018 às 09h47
Quanta m???? e L??? juntos