Juazeiro é um dos municípios finalistas do Prêmio do Projeto Inova Jovem, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Agência Besouro, e apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC.
No total, o Prêmio selecionou 30 jovens empreendedores de vários municípios do Brasil que participaram do Projeto levando em conta as categorias: Financeiro, Histórico Social e Inovação.
A jovem de Juazeiro Gabriella Brito de 21 anos moradora do bairro Lomanto Júnior, ficou entre os 10 finalistas, na categoria Financeiro, com o empreendimento ‘Cupcakecaria – Sabor e Qualidade’. Gabriella contou que a ideia de montar o próprio negócio surgiu em 2013, quando participou de um curso de Tecnologia em Alimentos.
“Passei a fazer os doces em casa e vendia no Colégio que estudava na época. Hoje eu produzo, divulgo e recebo encomendas pelo Instagram (@CUPCAKECARIA) e Whatsapp. Depois que participei do Inova Jovem consegui montar meu plano de negócio, planejar e organizar a minha empresa, isso foi muito importante para fortalecer o meu negócio”, ressaltou a jovem empreendedora. Quando soube que ficou entre os finalistas foi só alegria. “Estar entre os dez me ajuda a acreditar em minha empresa e querer trabalhar ainda mais nesse ramo de doces”, concluiu Gabriella.
Para a secretária da SEDUC Lucinete Alves “o Inova Jovem é mais uma ação do Governo que fortalece a política de valorização da juventude. É mais uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e de profissionalizar as ações que os jovens já desenvolvem em suas comunidades. Quero parabenizar a empreendedora Gabriella por ter ficado entre os finalistas do Prêmio, e todos os jovens que participaram do projeto. Acreditamos que muitos deles conseguirão sucesso em seus negócios, o que vai possibilitar uma renda extra para os futuros empresários”, disse
O Inova Jovem capacitou no primeiro semestre deste ano cerca de 50 jovens, entre 18 e 29 anos, de comunidades periféricas e da zona rural do município, com carga horária de 30 horas, onde receberam orientações de empreendedorismo, desenvolvimento da marca, planejamento estratégico, vendas, divulgação e fluxo de caixa, além de consultoria presencial e on-line, para auxílio no desenvolvimento do negócio.
Cerca de 2 mil jovens de vários municípios do país participaram do Projeto e dos 30 empreendedores selecionados para o Prêmio Inova Jovem Empreendedor, cinco são de municípios baianos: Juazeiro, Paulo Afonso, Eunápolis e dois de Teixeira de Freitas.
A premiação dos 3 primeiros lugares em cada categoria acontece na próxima sexta-feira (13), na sede da Secretaria Nacional de Juventude, em Brasília.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
1 comentário
13 de Jul / 2018 às 09h08
Parabéns à jovem empreendedora! Tempos difíceis para os nossos jovens, sem educação de qualidade, emprego..., sobreviver nesse país cruel e desumano, repleto de corruptos em todas as camadas, chega a ser uma batalha heróica!