O corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro João Otávio de Noronha, decidiu abrir um procedimento, nesta terça (10), para apurar as condutas dos juízes federais Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), e Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.
A apuração refere-se à guerra de decisões registrada no domingo (8), quando Favreto mandou libertar o ex-presidente Lula e, em seguida, Moro e Gebran se movimentaram para impedir a soltura.
O habeas corpus concedido pelo juiz plantonista acabou sendo revogado pelo presidente do TRF-4, Thompson Flores, que manteve Lula na prisão -decisão chancelada nesta terça pela presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a ministra Laurita Vaz.
De domingo até segunda, o CNJ recebeu oito representações contra Favreto e duas contra Moro. Segundo a assessoria do conselho, essas representações serão sobrestadas e apensadas ao procedimento aberto pelo corregedor nacional, que tem por objeto uma apuração mais ampla dos episódios de domingo.
Segundo a assessoria do CNJ, os trabalhos começarão imediatamente pela equipe da Corregedoria Nacional de Justiça. O procedimento fará uma apuração preliminar, já que a abertura de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) dependeria de decisão do plenário do CNJ, que está em recesso até agosto.
Em geral, as punições aplicáveis a magistrados, caso o plenário decida abrir um PAD, vão de advertência até aposentadoria compulsória (com manutenção do salário).
Com informações da Folhapress
6 comentários
10 de Jul / 2018 às 21h02
Se tiver prova que juiz MoruPSDB errou ou ta perseguindo deve ir para cadeia. Justiça deve ser pra todos. A TV Globosta dona de centenas de helicópteros apóia Golpistas?
10 de Jul / 2018 às 21h35
QUEREM FERRAR O MOCINHO PARA LIVRAR A PELE DE UM BANDIDO PERIGOSO !
10 de Jul / 2018 às 23h16
Recebeu treinamento nos EUA para acabar com as empresas nacionais para derrubar Dilma e depois as empresas dos EUA pegar o barril de petróleo pir 0.26 centavos??pir isso estamos lascados e pobres e os EUA e Moru ricos.
11 de Jul / 2018 às 08h01
A própria presidente do STJ considerou Favreto incompetente (neste caso, tal adjetivo pode ser aplicado literalmente e não apenas como jargão jurídico) para conceder o HC ao líder supremo do partido ao qual ele é filiado (Pode isso, Arnaldo?). A maioria dessas representações contra Moro, foram, sem dúvida, apresentadas por asseclas do sapo-barbudo-de-nove-dedos que não se conformam com a condenação do corrupto...
11 de Jul / 2018 às 08h21
LULA FEZ O POBRE DE PALHAÇO PARA BENEFICIO PRÓPRIO.
11 de Jul / 2018 às 15h42
Sandro Alves, que o desembargador não tinha competência isso é indiscutível, porém Moro parece estar acima da lei, passando por cima de ritos, dispensou o processo do tucano Beto Richa por dizer que estava sem tempo, mas de férias ele faz despacho no caso Lula, não digo que Lula é santo, mas Moro é um bandido que foi alçado de mocinho pelo pessoal do MBL(MOVIMENTO DOS BOSTINHAS LIBERAIS) e pelos supostos indignados com a corrupção, muitos diziam que ele não pegava A ou B pq tinham foro privilegiado, Alckim, Beto Richa e outros tucanos estão sem, kd o herói da nação?