Dentro da programação de aniversário de 140 anos de Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães e equipe de Governo entregou na manhã desta segunda-feira (09) mais uma casa reformada e adaptada através do Programa Transformar. A casa de dona Maria da Graças é a terceira em um total de 16 casas que serão entregues ao longo do programa.
Emocionado com mais uma entrega, o prefeito Paulo Bomfim falou da alegria por proporcionar esse cuidado com quem mais precisa. "Entregar mais uma casa do programa Transformar, com acessibilidade e ver a alegria no rosto de dona Maria e de seus familiares é gratificante. Pra gente é sempre uma satisfação estar cuidando das pessoas e nosso foco será sempre esse", destacou.
Moradora do bairro Padre Vicente há mais de 30 anos, dona Maria das Graças passou a usar cadeira de rodas após uma cirurgia e hoje tem os cuidados diários de filhos e familiares próximos. Dona Lúcia Lacerda, irmã de dona Maria, falou da felicidade em poder oferecer agora mais qualidade de vida para a irmã. "Foi muito bom que minha irmã pudesse ser beneficiada, porque do jeito que estava a situação dessa casa não dava para continuar. Só temos a agradecer, porque vai melhorar muito o dia a dia dela. Está tudo perfeito. Agradeço ao prefeito e toda a equipe que contribuíram com esta reforma e que continuem fazendo por mais pessoas que necessitam", afirmou.
O 'Transformar' que foi lançado pelo prefeito Paulo Bomfim em 2017 é financiado com recursos municipais. O programa surgiu a partir da orientação do governo de cuidar das pessoas e atua nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social. "Além da reforma e adaptação da residência, temos a equipe CRAS que acompanha a família diariamente dando todo suporte na área da assistência social. É fantástico ver o resultado final, principalmente para nós que estamos acompanhando a condição da família desde o início", disse a secretária Cida Gama.
As casas são adaptadas possibilitando mais acessibilidade para os beneficiados. Dentro das adaptações realizadas estão a inclusão de piso antiderrapante, ampliação de banheiros com bases de apoio, melhoria na estrutura possibilitando mais ventilação, além de pintura e instalações elétricas, sempre priorizando a deficiência do morador. "Assim como nas outras casas já entregues priorizamos a acessibilidade do morador beneficiado. Como dona Maria é usuária de cadeira de rodas, contemplamos acessibilidade interna e externa com rampas de acesso, corredores maiores, portas de correr adequadas, toda acessibilidade necessária dentro dos cômodos com barras de apoio, assento para banho e cadeirinhas", completou o engenheiro responsável Joabe Aragão.
Fabiana Diniz/SEDES
4 comentários
09 de Jul / 2018 às 16h53
O § 1º do artigo 37 da Constituição Federal nos diz que: "§ 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos
10 de Jul / 2018 às 02h10
Eles agora são "Gugu, Huck" para fazerem reformas de casa. Bixiga!! Kkk olha ,o caso que esse tipo de programa é bom mas foge do contexto da realidade da cidade, os deficientes em sua maioria, pois ninguém é eleitor de pcdob, deficientes da cidade nao gosta de vcs!! quer é acessibilidade com os ônibus, terminal decente calçadas boas para se andar etc. O que adianta uma reforminha na casa se o cidadão nao pode sair de casa se nao ha acssibilidade na cidade? Cade o pessoal q ta na defesa dos deficientes? Existe? Acho q n
10 de Jul / 2018 às 08h33
Todos serão contemplados MESMO nisso aí huuuuuuuuuuuuuuuuuum.. (eleitor deles; ano eleitoral)
11 de Jul / 2018 às 12h10
uma pergunta: quem banca esse programa é o dinheiro público né? contribuintes? porque isso não é deixado claro e fica parecendo que o político da vez é que está sendo o todo caridoso? na real nós é que estamos ajudando uns aos outros e não esses políticos que só pensam em si