O governador Rui Costa publicou, na noite deste domingo (8), em suas redes sociais, um manifesto assinado por ele e governadores de outros sete estados: Paraíba, Piauí, Sergipe, Minas Gerais, Acre, Pernambuco e Ceará. Leia o texto na íntegra abaixo.
Manifesto dos governadores que defendem a justiça e Lula Livre
Na manhã de hoje, o povo brasileiro recebia a auspiciosa notícia da libertação do Presidente Lula. O Desembargador competente para apreciar liminares durante o plantão reconduzia o Brasil à senda da legalidade democrática e respondia às aspirações nacionais de reconstitucionalização do país.
A condenação do Presidente Lula se deu de forma contrária às leis brasileiras e à jurisprudência de nossas cortes superiores. A decisão condenatória foi proferida por magistrado desprovido de competência legal, cujas condutas têm revelado, reiteradamente, total ausência de imparcialidade. Basta lembrar da divulgação ilegal de diálogos telefônicos mantidos pelo Presidente Lula, que foi prontamente rechaçada pelo Supremo Tribunal Federal.
Agora, o mesmo magistrado, atipicamente, se insurgiu contra a decisão do desembargador de plantão, determinando às autoridades policiais que se abstivessem de cumpri-la. Essa atitude revela muito mais que zelo na condução dos processos submetidos à sua jurisdição: revela inaceitável parcialidade, além de desprezo pela organização hierárquica do Judiciário.
De modo ainda mais atípico, o Desembargador prevento antecipa o retorno de suas ferias e avoca o julgamento do habeas corpus, revogando a liminar concedida.
Lula, como todos os brasileiros, não pode ser beneficiado por privilégios ilegais. Mas também não pode ser perseguido, como evidentemente tem sido.
Apenas a aplicação imparcial das leis que dispõem sobre a liberdade e as condições de elegibilidade podem dar lugar a eleições legitimas em 2018.
8 comentários
09 de Jul / 2018 às 07h37
Esse coronelzinho de esquerda deveria assinar o manifesto anti corrupção. Deveria se envergonhar de defender o indefensável. Votei todas as vezes em Lula, mas ele manchou seu nome e sua história com a lama e a podridão que jurava combater. Lula é uma vergonha para o país.
09 de Jul / 2018 às 07h50
A mídia insinuando que o desembargador Fravetto é petista... Mas não fala que o Moro é tucano , e foi filiado também!!! Malditos!!
09 de Jul / 2018 às 08h12
Sepúlveda diz que atitude de Moro de interferir na soltura de Lula por telefone é caso de "PRISÃO EM FLAGRANTE".
09 de Jul / 2018 às 08h20
É um absurdo um governo em pleno exercício defender um criminoso julgado e condenado, chega ser até uma aberração, o governador deveria ter vergonha de defender um bandido desse.
09 de Jul / 2018 às 08h57
Governador deveria tomar vergonha na cara ,em ta assinando essas porcarias em favor da soltura de um ladrão.
09 de Jul / 2018 às 09h46
Esse rapaz (RUIM) é parte integrante da ORCRIM, no então GOV de Jaques ele participou efetivamente dos ESQUESMAS entre a ODEBRECHT a qual chegou a montar UM BANCO pra adms milhões em propina tirado dos contratos SUPERFATURADOS DA PTBRÁS. Nesses desvios o PT da Bahia levou só o que FOI REGISTRADOS na planilhas de MARCELOS 25 milhões contabilizados na RUBRICA Ó pai Ó sem falar nas pequenas gatas que pagou fortunas ao PT da Bahia. É esses LIXO que desejam refundar o Brasil. VOU VOMITAR e VOLTO.
09 de Jul / 2018 às 11h13
LULA DEUS ME LIVRE ! !...
09 de Jul / 2018 às 11h22
Você ta frito Ruim C(B)osta. Acabou a mamata. Lula ladrão seu lugar é na prisão.