O Vale do São Francisco já se destaca no cenário nacional como maior produtor de frutas irrigadas, principalmente de manga e uva. E para desenvolver ainda mais a atividade no Norte da Bahia, uma parceria entre o Sebrae e a empresa global de alimentos e bebidas PepsiCo criou o Programa de Agricultura e Integração Sustentáveis, que faz parte do Projeto Crescer no Campo Fruticultura.
O objetivo é identificar fragilidades das unidades produtivas, mostrar aspectos que precisam ser melhorados dentro da propriedade, melhorar a gestão dos negócios e controle de qualidade, além de levar tecnologias de cultivo e ações de sustentabilidade, nesse primeiro momento, para 30 produtores rurais de coco de Juazeiro, Casa Nova, Rodelas e de outras cidades baianas no período de dois anos.
O produtor rural Hamilton Nunes foi o primeiro a receber as ações do programa na região. O pernambucano que mudou para a Bahia nos anos 1980 cultiva coco e manga no Projeto Curaçá, na Zona Rural de Juazeiro. Ele já fornece coco in natura há mais de dez anos para a empresa PepsiCo e, em pouco tempo recebendo as orientações e consultorias do Sebrae, já fez intervenções na forma de gerenciar o negócio familiar e reforçou os cuidados com o uso de defensivos agrícolas e a preservação do meio ambiente.
"A equipe chegou aqui, propôs mudanças e nós estamos adequando. A quantidade de coco perdido, as áreas não produtivas, o controle financeiro, o manuseio de agrotóxicos, os cuidados com o solo, a segurança do trabalhador, tudo isso está sendo pensado e reestruturado para que possamos ser uma empresa sólida, mas também sustentável. Nossa preocupação é produzir mais e ainda melhor para se destacar no mercado", revela o produtor.
O programa funciona em etapas. Após a adesão de produtores rurais de coco, consultores são enviados às empresas rurais para iniciar o levantamento de dados sobre o empreendimento. Com base nas informações dos produtores rurais, é feito um diagnóstico para apontar o que deve ser melhorado na gestão, cultivo, sustentabilidade e acesso a mercados.
Em seguida, a equipe do Sebrae traça um planejamento de ações que vai ser desenvolvido pelo produtor e trabalhadores do campo. Isso inclui medidas básicas como descarte correto de embalagens de agrotóxicos, inovação no cultivo, controle de gastos e lucros até capacitações da equipe. Nesse processo, ferramentas do Sebrae e dos parceiros envolvidos diretamente podem ser aplicadas na propriedade, a exemplo do Sebraetec, uma solução do Sebrae que subsidia em até 70% as ações de inovação, e as capacitações dos trabalhadores rurais, que serão realizadas pelo Sistema FAEB/SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, por intermédio do Centro de Excelência Fruticultura, sediado em Juazeiro.
Para o gestor do projeto de fruticultura do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo, através das ações do Programa de Agricultura e Integração Sustentáveis, os produtores estão buscando readaptar as formas de trabalho, com foco na sustentabilidade dos negócios.
"A meta é implementar mudanças simples, mas que são inovadoras, como disponibilizar um kit de primeiros socorros na empresa, que o senhor Hamilton já está fazendo. O importante é a mudança de postura do produtor, que ele entenda que é preciso cuidar das pessoas e do meio ambiente para atingir a longevidade dos seus negócios".
Esta semana, representantes da PepsiCo local, de São Paulo e Equador estiveram em Juazeiro para conhecer a metodologia que está sendo trabalhada com os produtores rurais da região. A ideia é trocar experiência e levar boas práticas aplicadas aqui para os outros 40 países, onde a PepsiCo atua com o programa de sustentabilidade desde 2013, para melhorar o nível tecnológico de conhecimento dos agricultores.
"A PepsiCo busca fortalecer a cadeia de agricultores que provêm matérias-primas à empresa, para que sejam orientados a cumprir a legislação, respeitar o meio ambiente e produzir com eficiência, gastando menos. Através da parceria com o Sebrae, o conhecimento está chegando aos agricultores e o que se espera é uma mudança de comportamento deles para conseguir uma agricultura mais fortalecida na região", destacou Stênio Zanim, gerente de Agro Sustentabilidade da PepsiCo.
O Programa de Agricultura e Integração Sustentáveis conta com a realização de ações do Sebrae, SENAR/Centro de Excelência em Fruticultura, Sistema FAEB, Sindicato dos Produtores Rurais, Embrapa e PepsiCo.
Ascom Sebrae Lucilene Santos Fotos: Marcos Santiago
2 comentários
07 de Jul / 2018 às 18h32
Nós que estamos cursando o curso de fruticultura como a 1ª turma a ser formada pela instituição, Aguardamos anciosos oportunidades de poder servir aos parceiros do Senar, empresas e até mesmo contribuir na FENAGRI 2018.
08 de Jul / 2018 às 00h23
Esses caras do sebrae sem vida prática no campo e por serem colocados nessa empresa via política, o Pedro pula pula antes na direita, hj tá com Isac, e amanhã com ninguém. Mas ficam esses incompetentes sem concursos dando uma de entendedor da causa. As maiores perdas na lavoura se dá por trabalhadores delinquentes. Muitos se escondem em projetos são delinquentes. E o sebrae prega coisas fora da realidade,pois só tem gente q não conhece a realidade do campo.