Dentro da vasta programação do 20º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste (Intercom Nortes 2018), que este ano está sendo sediado em Juazeiro (BA), nos campus da Uneb e da Univasf, além de debates sobre mídia e sertões, educomunicação, desigualdades de gênero, empreendedorismo, e jornalismo entre outros temas, outro ponto alto do evento serão os lançamento de livros, agendados para sexta-feira, a partir das 17h30 no hall da biblioteca localizada no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS).
Entre os títulos a serem lançados, estão "Cenas da Comunicação do Território do Sisal", assinado pelos professores e pesquisadores Vilbégina Monteiro dos Santos e Moisés Viana dos Santos(organizadors da publicação). Lançado este ano pela editora editora Criativa: Comércio e Serviços, o livro é uma coletânea que marca a comemoração dos 10 anos do Curso de Comunicação Social - Rádio e TV, da Universidade do Estado da Bahia, com objetivo de apresentar as pesquisas sobre a comunicação no Território do Sisal, realizadas pelos discentes no âmbito dos seus trabalhos de conclusão de curso.
Da mesma editora, 'Cenários e Pesquisas do curso de Comunicação da UNEB/Campus XIV ", organizado pelos autores Rosane Vieira de Jesus, Marcos Botelho e Nataline Cerqueira (orgs.), também será lançado. A edição dos textos desta coletânea objetiva, além de sua marca comemorativa, escoar parte das pesquisas desenvolvidas por docentes do Curso de Comunicação Social – Rádio & TV, da Universidade do Estado da Bahia – Uneb.
Professora e pesquisadora do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb (Campus Juazeiro), a jornalista Fabíola Moura também estará autografando sua recente publicação "O Sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro". Segundo a autora, o livro que propõe uma outra reflexão sobre a forma que enxergamos (ou que nos fizeram enxergar) o Semiárido. "É um trabalho que já exercita um olhar para as viabilidades desses territórios e para nós mesmos, uma vez que nos provoca para ver o que a maioria não atentou ainda", conta Fabíola.
"O jornalismo que se faz sobre o Semiárido brasileiro também é descontextualizado e colonizado, pois insiste em desconsiderar questões muito particulares a esses territórios, como o descaso histórico e as causas da desigualdade social, o que contribui para a desinformação que perdura acerca do assunto", observa. A publicação dá visibilidade à temática territorial a partir das potencialidades e cultura do Semiárido com uma abordagem jornalística e educativa contextualizadas, contribuindo para outra representação.
"Ecologia Mística" (Ed. Sabeh), é o quarto livro, lançado na programação do Intercom, assinado pelo professor do DCH-III da Uneb, João José Borges. Com este livro, o autor que é yogue, propõe realizar um percurso reflexivo sobre um conceito centralizador de seu trabalho de pesquisa. Ele convoca o leitor para que se "unam vozes no coletivo contra o desperdício da experiênia e procure registrar a miríade de soluções que ostensivamente o presente planetário nos oferta. A unidade planetária é a grande aspiração da mísitica contemporânea".
O lançamento conjunto esta programado para começar às 18h do dia 6/7, na Biblioteca do DTCS.
Ascom Uneb
0 comentários