Caso também envolve ex-prefeito Isaac Carvalho, que se apropriou da contribuição de servidores e gerou rombo milionário para a cidade
O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) apresentou nesta terça-feira (03/07) uma Ação Popular no Tribunal de Justiça da Bahia e representação aos Ministérios Públicos Federal e Estadual denunciando o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PCdoB), por crime de responsabilidade.
O gestor é acusado de dissimular a doação de um patrimônio público da cidade avaliado em R$ 1.200.000 (Um milhão e duzentos mil reais) como forma de diminuir um rombo milionário iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Juazeiro (IPJ).
Os comunistas vêm se apropriando de parte dos salários dos servidores destinada à aposentadoria e não fazem o repasse obrigatório ao órgão, que é privado. Para atenuar a dívida, Bonfim montou uma operação em que propôs à Câmara de Vereadores a doação do imóvel público situado na antiga "Praça do Vaporzinho", entre as ruas Carmela Dutra e Juvêncio Alves. Após a aprovação, o prefeito irregularmente modificou o ato, usando o bem público como amortização da dívida do seu governo.
"Descobrimos que o prefeito não só está se apropriando do dinheiro da aposentadoria dos servidores, como usou um patrimônio público da cidade de Juazeiro para amortizar essa dívida que ele e o ex-prefeito criaram. É crime. Vão responder por isso na Justiça. E vai ter que devolver esse terreno que não pertence a ele, nem ao seu chefe político. Pertence à cidade de Juazeiro" explicou Aleluia.
Na Ação Popular, Aleluia pede à Justiça em caráter liminar que revogue o ato de Paulo Bonfim sob pena de multa diária de R$ 5 mil ao prefeito. O deputado também solicita que seja decretada a "invalidade dos atos lesivos ao patrimônio público, condenando os Réus, inclusive, no pagamento de eventuais perdas e danos pela violação aos princípios da Administração Pública".
"A cara de pau é tão grande que o imóvel 'negociado' pelos comunistas de Juazeiro faz parte de uma praça, um bem de uso comum do povo. E tudo feito para pagar uma dívida criada ao tomarem o dinheiro da aposentadoria dos servidores. É caso para polícia", acusou Aleluia.
MPF
Na denúncia formalizada ao Ministério Público Federal, Aleluia ressalta que a conduta de Paulo Bonfim e de Isaac Carvalho está prevista no Código Penal como crime de apropriação indébita previdenciária, com previsão de pena de 2 a 5 anos e multa.
O deputado pede a imediata regularização do pagamento da contribuição previdenciária dos servidores e que ainda sejam apuradas as ocorrências de improbidade administrativa e de crime de responsabilidade.
Ascom Dep. Aleluia
25 comentários
04 de Jul / 2018 às 11h38
Tudo isso é apenas a ponta de um grande iceberg. Muita outras ...irão à tona. Esses caras vão pagar por tudo de errado e de ilegal que cometeram durante esses últimos 10 anos. Aleluia, jogue duro nesses malfeitores.
04 de Jul / 2018 às 11h48
Isaac, cada dia que passa vai surgindo mais e mais processos contra vc envolvendo sua gestão, que vergonha e ainda se diz o melhor prefeito da história de Juazeiro, vc sujou o nome da nossa cidade, e ainda se diz candidato a Deputado Federal mesmo sabendo que está inelegível, vc que enganar o povo mais não vai enganar não, não iremos votar em ninguém apoiado pelo atual grupo político que está na prefeitura
04 de Jul / 2018 às 11h49
Eita que a Batata tá quase assada hem. E não venham falar aqui que a politicagem porque a denúncia foi formulada no MPF e ai Papai o bicho vai pegar hem.
04 de Jul / 2018 às 11h55
...Tem um ditado popular que diz ter gente que tem os zoios maior que a barriga. Tem outro que diz neguinho que quer comer de mais termina se estrepando. Demorou mas a casa caiu.
04 de Jul / 2018 às 11h57
SERÁ QUE NO SEMINÁRIO DIA 11 ELES VÃO EXPLICAR AOS SERVIDORES...
04 de Jul / 2018 às 12h03
Sem falar no terreno que a Prefeitura vendeu que fica em frente ao condominio Assunção de Maria na Pedra do Lord que foi vendido ao empresario.Que era para ser construindo uma praça ou um posto de Saúde.
04 de Jul / 2018 às 12h03
Sem falar no terreno que a Prefeitura vendeu que fica em frente ao condominio Assunção de Maria na Pedra do Lord que foi vendido ao empresario.Que era para ser construindo uma praça ou um posto de Saúde.
04 de Jul / 2018 às 12h46
esse... querendo aparecer. inoperante, filhote de acm, defensor do golpe . já morreu aleluia
04 de Jul / 2018 às 13h09
Tão frito eitaaaaaa o bicho vai pegar o que não quero tá na pele deles kkkk
04 de Jul / 2018 às 14h03
Poderiam explicar já no aniversário de Juazeiro dia 15 de julho, ou explicar em toda sexta tem obra? e ainda querem Isaac deputado federal... Só em Juazeiro... Meus pêsames!!!
04 de Jul / 2018 às 15h08
Isso é demais! Pelo andar da carruagem...
04 de Jul / 2018 às 16h28
Pena que só ouço ou leio algo sobre esse deputado agora, próximo das eleições. É bom que se denuncie os erros, se a Justiça assim julgar, mas seria bom que o Aleluia aperecesse com alguma obra indicada por ele, pois o mesmo está na política há décadas, porém Juazeiro parece que foi descoberto agora por ele apenas para apontar "erros". Fica a dica: trabalhe mais em prol do povão, não aponte comunistas como pestes, porque pior do que o governo do qual você faz parte, deputado, não há. Ninguém acredita mais que comunistas "comem criancinhas", como dizia uma candidata e ex-apresentadora de TV.
04 de Jul / 2018 às 17h34
E aí "decorativo" e "vaqueirinho" vão dizer o quê? Que é mentira de Aleluia, então o processe. Se o povo de Juazeiro não dá a resposta a vocês, a Justiça vai dar o troco pela população.
04 de Jul / 2018 às 18h58
Uma vergonha realmente, mas eu gostaria de chamar a atenção de quem redigiu o texto e colocou "Os comunistas vêm se apropriando de parte do salário (...)" criando uma tendenciosa impressão que essa atitude tem relação com o comunismo. Serem os envolvidos filiados do PCdoB não gera a necessidade de se referir a eles dessa forma, uma vez que, se fossem do PT, o nobre redator não os citaria como "trabalhadores" apenas por causa da sigla do partido. E, só a título de esclarecimento, eu não sou, NEM DE PERTO, comunista ou simpatizante, apenas não aguento mais esse tipo de jornalismo tendencioso. PS: A Nota é assinada pela assessoria do deputado.
05 de Jul / 2018 às 18h44
Porque apagou a postagem do saae falando sobre os desvios de Joaquim Neto? Bem que o blog deveria colocar uma nota explicando o motivo realmente não compreendi o motivo de ter sido excluido... PS: O Blog não apagou matéria nenhuma. O leitor é que tem que aprender a virar a página. Eis o endereço da matéria: http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=104556
05 de Jul / 2018 às 20h08
Tinha que aparecer alguém de fora pra nós defender destes malfeitores que pousaram na nossa terra pra acabar com Juazeiro.queriam privatizar o saae não conseguiram.não tem um filho de Juazeiro político que nos defenda.taxa de lixo.zona azul em área residencial tantos candidatos a deputado advogados não falam nada.ficam calados. Na hora das eleições aparecem.vamos votar no povo de fora.......
27 de Oct / 2020 às 14h56
PF e MPFE nós juazeirenses esperamos por uma justiça dessa faz tempo, principalmente a que se refere aos milhões que Isaac e Paulo Bonfim devem ao instituto de previdência de juazeiro, fazendo com que os próprios servidores paguem seus salários. São milhões que o IPJ tem de "rombo" más o diretor nada faz. E vc Marta Maria fala isso porque não sai de seu bolso a sustentação do instituto de previdência de juazeiro,...
28 de Oct / 2020 às 10h33
Sem falar no terminal de ônibus que ele acabou vendendo
28 de Oct / 2020 às 10h47
Triste e lamentável, i crime e impunidade andam lado a lado e ao ao Deus dará. Parece até que existe um conluio entre os poderes, pois, todos saem ilesos .
28 de Oct / 2020 às 12h12
Não. E possível que o povo de Juazeiro não tome vergonha na cara se colocar esse prefeito denovo vcs merecem sofrer mesmo temos que tirar esses cara do poder
28 de Oct / 2020 às 12h20
Concordo c alguém q postou,do deputado q só agora em época de eleições,denúncia,em quem o deputado estar apoiando como candifato a prefeito Juazeiro? Fica aí meu questionamento,ao meu ver enquanto juazeirense essa acusação deveria ter sido apurada MT antes
28 de Oct / 2020 às 15h24
Concordo c o amigo aí em cima,seu comentário tem procedência,por q só agora o deputado do partido democrático faz essa denuncia? Quem é o candidato a prefeito de Juazeiro ele está apoiando?MT estranho mesmo só agora perto das eleicoed essa denuncia? Juazeirenses ACORDA,vms votar quem realmente tem compromisso de combater o errado em nossa cidade,temos sim,vejam os candidatos q está em um partido c políticos totalmente LIMPOS
28 de Oct / 2020 às 16h05
Tenho q concordar c a pessoa,q fala do político partido democrático,fazer essa denuncia somente agora perto das eleicoed,quem será ele está apoiando de candidato prefeito Juazeiro?acordemos Juazeirenses,vms colocar o candidato q n vai até a colocado c nenh desses partidos,precisamos de NOVO,mas novo de verdade,tudo NOVO,,tem candidatos q são novo,na política,mas mas fazendo parte dos partidos velhos ACORDEMOS
28 de Oct / 2020 às 16h08
Tenho q concordar c a pessoa,q fala do político partido democrático,fazer essa denuncia somente agora perto das eleicoed,quem será ele está apoiando de candidato prefeito Juazeiro?acordemos Juazeirenses,vms colocar o candidato q n vai até a colocado c nenh desses partidos,precisamos de NOVO,mas novo de verdade,tudo NOVO,,tem candidatos q são novo,na política,mas mas fazendo parte dos partidos velhos ACORDEMOS
28 de Oct / 2020 às 19h20
Esse deputado com cara de honesto, acusando os outros, é mais desonesto que todos políticos de Juazeiro, nunca fez nada por Juazeiro e fica falando besteira. Vai pra lá Aleluia, quem és tu para falar dos outros? Va gastar o dinheiro que vc se apropriou!!!