Durante a sexta-feira (29), estudantes do terceiro período do curso de Agronomia, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão estiveram com a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, em visita ao Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do entreposto.
A rotina do Mercado do Produtor foi apresentada aos 42 alunos do curso de agronomia, que puderam avaliar o espaço. “Foi uma visita enriquecedora para nossa graduação. Explanamos sobre o histórico do Mercado e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Visitamos os boxes de comercialização dos hortifruti”, afirmou um dos estudantes, Amadeus dos Santos.
A visita permitiu aos alunos conhecer a dimensão do entreposto, além do contato maior com o dia a dia dos trabalhadores. “O Mercado do Produtor é um espaço onde eles visualizam a dinâmica de comercialização das matérias primas que aqui chegam. A intenção é tentar mostrar aos estudantes que a agricultura é viável, que existem canais de escoamento, bem como mostrar a dimensão do entreposto em aspectos comerciais”, disse a professora adjunta do curso, Carmem Valdênia.
O Diretor Executivo da AMA, Mitonho Vargas, recebeu os estudantes e explicou a importância do processo comercial realizado no Mercado. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de produtos por mês. É muito importante proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e pontuar a importância do entreposto para o país. O Ceasa sempre estará de portas abertas para receber estudantes, pesquisadores e demais representantes de outros Ceasas”, disse Mitonho.
O Mercado do Produtor de Juazeiro é o quarto do país em comercialização de frutas e verduras. A produção agrícola da região decorre de vários projetos de irrigação de pequenas e médias empresas, e da agricultura familiar do município de Juazeiro.
Daniela Duarte/AMA
3 comentários
02 de Jul / 2018 às 01h51
"A prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do entreposto." Kkkkkk Tudo já vem bunitim da roça e projetos de agricultura irrigada pelo produtor. Estes estudantes estão lascados se passaram no futuro a vender pra esse entreposto que não tem nenhum agrônomo. Só tem os sem estudos (atravessadores) que enriquecem as custas dos produtores, agrônomos ou não. Se esses incompetencia gestores de entra e sai do cabide de emprego da Ceasa , soubessem o real valor das mercadorias versus insumos usados na agricultura, não excitariam ...
02 de Jul / 2018 às 02h00
... em incitar consumidores a aproveitarem preços baixos, tipo: " olha a cebola barata de 6 reais o saco, goiaba de 15 reais a caixas, frutas fresquinhas vinda do campo. Está è a cara da mídia que fazem a mídia da prefeitura. Ninguém sabe pra onde vai os recursos arrecadados e aplicados neste entreposto. Não existe DAM, procon no local. Deviam TB era entrevistar compradores de fora que TB q se sentem abusivos além do produtor. Esse elo da cadeia produtiva, Na Ceasa só se benefiam poucos, que ficam cada vez mais ricos e produtores que banca tudo cada se prejudicam nas maos destes...
02 de Jul / 2018 às 07h31
Eu teria era vergonha em receber visita!