O Sesc Teresópolis, Rio de Janeiro, recebe neste fim de semana (29 e 30) o Fórum Forró de Raiz, evento que está mobilizando forrozeiros de vários estados do país em defesa do registro do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A edição de Teresópolis é um braço do evento realizado no Rio de Janeiro, em abril, que marcou a entrada do Sesc no movimento. Naquela ocasião, personalidades, artistas, pesquisadores e profissionais reconhecidos nacionalmente pela sua atuação na cadeia produtiva do forró se reuniram para debater as matrizes do gênero.
Os resultados foram agregados ao processo que tramita junto ao Iphan. Em virtude da sua vocação forrozeira, a unidade do Sesc em Teresópolis trouxe as discussões para a região serrana do Rio.
Durante os dois dias, serão formados grupos de trabalho para abordar as matrizes do forró. Serão analisados aspectos conceituais sobre o gênero, como os ritmos tradicionais (xote, baião, xaxado) e as relações entre tradição e inovação (preservação e modernidade). Também serão analisadas a mídia e o mercado do forró, com grupos de trabalho sobre produto cultural, mercadoria, profissão e mídia tradicional e show-business. Pesquisadores, forrozeiros, produtores culturais, jornalistas, historiadores, entre outros profissionais com expertise no assunto, conduzem as mesas, que têm entrada franca, mediante inscrição.
Além da discussão conceitual, o fórum contará com uma programação cultural que envolve apresentação de cordelistas, espetáculos de dança e shows de forró nos dois dias de evento. Ao todo, 13 atrações subirão ao palco que será montado na quadra do Sesc Teresópolis. A entrada para os shows também é gratuita, mas solicita-se a doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Os donativos serão revertidos para o programa Mesa Brasil Sesc. Mais informações em forroderaizsescrj.org.br.
Informações: (21) 2743-6959
Redação Blog Foto: Divulgação
0 comentários