Aconteceu nesta quarta-feira (27), edição da Caravana da Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito de Abóbora que levou atendimento especializado para quem já possui guia para consulta ou realização de exames. A caravana é um programa de governo criado em 2016 e deste então têm sido levado às comunidades, atendimentos especializados, realização de exames e ações sociais. O programa já registra mais de 30 mil atendimentos e tem reduzido as demandas reprimidas em consultas e realizações de exames.
Com especialidades nas áreas de endocrinologia, atendimento clínico, atendimento odontológico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas, contabilizaram 228 atendimentos. Durante a caravana da saúde os moradores ainda contaram com os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade - SEDES, através da Estação Cidadania, onde realizaram a atualização do cadastro da bolsa família.
O morador Raimundo Anísio da Silva, aproveitou a oportunidade para fazer consulta e exames "Estou gostando muito desse atendimento, o posto está bem movimentado. É sempre bem vindo ações como esta que ajudam a nossa comunidade, principalmente por sermos o distrito mais distante da sede", pontuou.
A costureira Maria de Lurdes Santos Silva diz que mora há 50 anos em Juazeiro e achou muito interessante a realização da caravana da saúde. "Soube através da agente de saúde e estou bem satisfeita com o atendimento, equipe simpática e profissionais de primeira. Sempre que nossa comunidade recebe ações assim agradecemos muito, nos poupa de irmos até a sede além do gasto financeiro tem também o físico", explicou.
Para o médico da UBS Marcus Onildo a caravana proporciona mais comodidade à população além de agilizar os exames e consultas com especialistas. "A caravana da saúde tem o objetivo de dar vazão as guias reprimidas levar atendimentos especializados e realização de exames, especialmente aqui em Abóbora por ser uma comunidade a mais de 100km da área central. Atendemos as demandas diárias e hoje estamos continuando nossos atendimentos normais, nosso compromisso com a comunidade é única", acrescentou.
Para a médica e vice-prefeira Dulce Ribeiro toda a atenção à saúde começa na Unidade Básica de Saúde. "Sabemos que toda a atenção à saúde deve ser iniciada por cada um começando em casa e a UBS é a porta de entrada para os cuidados com a população. O que vemos toda semana nas unidades durante a caravana são quadros de doenças como hipertensão e diabetes, doenças que poderiam ter sido evitadas, mas agora estão sendo tratada, essa é nossa missão, ajudar a prevenir e cuidar", finalizou.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários