A Embrapa Caprinos e Ovinos lança, no próximo dia 5 de julho, em Fortaleza, o Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM), uma plataforma digital que reúne informações estatísticas de rebanhos, produção de carne, leite e lã, estudos de cenários, tendências e projeções de mercado, além do levantamento de custos de produção.
O objetivo é subsidiar o criador com informações valiosas, até então difíceis de serem acessadas ou encontradas, para o planejamento estratégico de sua produção. A ferramenta trará, ainda, um aplicativo com planilha para o produtor calcular custos e gerenciar sua produção.
“A escassez de informações socioeconômicas sobre as cadeias produtivas de caprinos e ovinos coloca a Embrapa como referência na busca por esses dados pelos produtores e investidores”, explica o engenheiro agrônomo Cícero Lucena, da Embrapa Caprinos e Ovinos.
A equipe de socioeconomia da Empresa utilizou a metodologia da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), originalmente utilizada para trabalhar dados sobre o Brasil, adaptando-a para gerar informações por estado e por município.
O CIM reúne informações estatísticas e de mercados sobre as cadeias produtivas de caprinos e ovinos, tais como o efetivo de rebanhos; produção de carne, leite e lã no Brasil e no mundo; volumes de exportações e importações; cotações da carne e do leite (preço médio pago ao produtor) e dos principais insumos do sistema de produção; custos de produção; número de estabelecimentos rurais (propriedades) e agroindustriais (abatedouros, frigoríficos e laticínios) especializados em produtos de origem caprina e ovina.
Ascom Embrapa
0 comentários