Um ajudante de pedreiro teve a casa demolida ontem segunda-feira (18), em Juazeiro, após a prefeitura alegar que o imóvel havia sido construído em uma área de risco. Glebson Medrado, que é ajudante de pedreiro, disse que quando chegou no terreno encontrou apenas os escombros.
Com três filhos e gasto mensal de R$ 250 com aluguel, o ajudante de pedreiro contou que foram três meses para construir o imóvel no bairro Água Bela. Porém, a chance de ter a casa própria foi destruída com a demolição da casa.
A expectativa era começar a morar no novo imóvel em setembro deste ano. Glebson juntou todas as economias, comprou cimento, ferragem e os blocos. "Não sei o que fazer. Peguei cartão emprestado para pagar o serviço e sair do aluguel", disse o ajudante de pedreiro.
Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro disse que a casa estava sendo construída em uma área de risco e de alagamento, conhecida como Lagoa de Bosco, que também é uma área de proteção ambiental.
Glebson disse que não recebeu nenhuma notificação da prefeitura e, ao chegar no local da casa, já encontrou os blocos e madeiras no chão. A supresa do ajudante de pedreiro é que somente a casa dele foi demolida. "Se a minha casa está irregular, as outras também estão. Por quê elas não foram demolidas também?", argumentou.
Sobre a notificação, a nota da secretaria não deixou claro se a família de Glebson foi realmente avisada da proibição de construir no local. Entretanto, a pasta detalhou que fez o embargo da obra em 15 de abril e, mesmo assim, a construção estava aumentando. Por isso, a demolição foi autorizada.
A prefeitura ainda disse que as outras casas não foram demolidas porque os imóveis já estavam com moradores, mas medidas cabíveis serão tomadas para concluir a retirada das construções da área.
G1 Bahia Foto TV São Francisco/Reprodução
10 comentários
19 de Jun / 2018 às 14h45
Se uma está passível de demolição as outras também estão. Mas é só conhecer algum político que fica tudo certo.
19 de Jun / 2018 às 15h57
Nossa, que horror! Agora essa prefeitura vai ter de retirar todo o restante dos moradores dessa área , senão não será justo. Tão igual à Lava Jato do Moro amoral? A lei é só para alguns?!?!
19 de Jun / 2018 às 17h42
Vi na TV. QUE DESUMANIDADE!
19 de Jun / 2018 às 17h52
Derrubaram a casa do meu pai em uma situação semelhante... Alegando ser local de preservação. Hoje no mesmo local existe varias casas, inclusive casarões. Praticamente todos de apadrinhados políticos. Sem nenhuma restrição de construção. A política nociva já se instalou em Juazeiro. Pessoas nojentas.
19 de Jun / 2018 às 18h31
Seria bom que a secretaria fizesse o mesmo.demolisse um muro que foi construindo em um terreno na Pedra do Lord em frente ao condominio Assunção de Maria.Área verde que era para ser construindo um posto de saúde e uma praça esse terreno pertence ao Municipio.Que foi vendido ao empresario de Juazeiro
19 de Jun / 2018 às 19h08
Boa noite, Eu conheço esse pessoal e sei do esforço e da luta que eles estão pra fazerem um lar eles, e não é justo a prefeitura agir dessa forma truculenta exagerada como foi feito, ninguém recebeu nenhuma notificação pela secretaria responsável pelo esse tipo de fiscalização simplesmente chegou lá e acabou com um sonho de uma família. Tanta coisa pra prefeitura fiscalizar e arrumar fica destruindo os sonhos de seus munícipe.
19 de Jun / 2018 às 20h36
Observa-se uma ato desumano nesse ocorrido. Um ajudante de pedreiro que paga duzentos e cinquenta reais mensal de aluguel, faz suas economias para construir um local onde abrigará sua família ver tudo destruído por quem não possui nenhum senso humanitário. Se a prefeitura tivesse que destruir o imóvel desse rapaz que providenciasse antes uma moradia para ele. Procure entrar com ação processual contra o município pedindo indenização pelos danos a você causado pelo município de Juazeiro.
19 de Jun / 2018 às 21h06
Caro Geraldo ,acredito que a prefeitura errou e muito com essa demolição ,e agora com certeza esse casal está traumatizados com essa situação, eu sei o quanto ele sofreu para conseguir levantar uma casa ,ainda dizem que esse partido é socialista acho uma contra verso isso ,mais emfim que Deus dê forças essa família que eles nunca desanime diante dessa situação eles sabem que Deus está do lado dos mais fracos ,e essa maldade eles vão acertar com Deus isso é a certeza que tenho ,um forte abraço Geraldo .
20 de Jun / 2018 às 00h03
Essa só é a lei do retorno , esse cidadão não paga a gente vivo. Ele construiu essa casa com suor alheio. Né Glebson? Um ator e tanto, com essa carinha de... Quem não te conhece que te compre!!
20 de Jun / 2018 às 06h11
Francisco José, Quem disse que político respeita Deus ou tá preocupado com o que vai acontecer?