Durante o período junino há uma queda no número de doações de sangue em todo país, pensando nisso um grupo de alunos e professores da UNINASSAU Petrolina realizou, na última sexta-feira (15), doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).
De acordo com a professora e coordenadora de cursos de Gestão, Cândida Lima, "a ação visa ampliar o estoque de sangue da unidade e incentivar a população a doar, principalmente nessa época do ano que a demanda aumenta e as doações caem", pontuou. A estudante do curso de Segurança do Trabalho, Eduarda Valesca, conta que doou pela primeira vez. "Sempre tive vontade de doar sangue, mas tinha receio. A iniciativa da faculdade foi minha motivação".
Segundo o Hemope, o estoque dos tipos sanguíneos negativos ainda é inferior aos positivos. A Fundação funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e tem capacidade para atender 60 doadores por dia.
Para doar é preciso ter no mínimo 16 anos completos e no máximo 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal. O doador deve pesar, pelo menos, 50 kg. É aconselhável fazer uma refeição leve antes da doação. Para realizar a doação é necessário apresentar documento oficial com foto.
Ascom Uninassau
0 comentários