Como o Brasil é o país do futebol e a seleção canarinha foi a única que conquistou cinco títulos mundiais no período de Copa do Mundo o brasileiro sempre se motivou e para tanto, vestia com orgulho e caracterizava as ruas e casas com as cores da nação. Pesquisa do Datafolha desta última semana, porém, revela uma nova posição do brasileiro cuja grande maioria, 53% dos torcedores em potencial da seleção afirmam não ter qualquer interesse pelo Mundial da Rússia.
O índice de desinteresse disparou às vésperas do começo do maior torneio de futebol: em janeiro, 42% se diziam desmobilizados pela busca do hexacampeonato. O Datafolha destaca que a marca é a pior desde 1994, início da série histórica. É a primeira vez que mais da metade dos brasileiros reconhece não ter interesse pela Copa.
Apesar da desmobilização, 48% dos entrevistados colocam o Brasil como favorito ao título na Rússia. O desencanto pelo Mundial é maior entre as mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos (54%). O instituto entrevistou 2.824 pessoas em 174 municípios entre os dias 7 e 8 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apenas 18% dos entrevistados destacou que tem grande interesse pela competição, mesma porção dos que dizem ter interesse médio. Os pouco interessados são 9%. Até então, a pior marca da pesquisa havia sido estimada em 2014, que não empolgou 36% dos brasileiros. O amor pela seleção tem caído com o passar dos anos: em 1994, quando a seleção trouxe para casa o tetracampeonato, apenas 20% declarava não se interessar pela Copa.
A reportagem do blog constatou que para o jogo de estreia do Brasil na Copa neste domingo contra a Suíça, apenas uma rua em Juazeiro recebeu, mesmo que de forma simples, ornamentação para a partida de logo mais, às 15 horas, horário de Brasília. Foi exatamente a Travessa Antônio Tanuri, no bairro de Piranga, onde os moradores depositam confiança no escrete comandando por Tite.
Acredita-se que com o passar dos jogos e as vitórias da seleção a motivação possa crescer entre os torcedores brasileiros. Também no bairro de Piranga já é possível observar a presença de ambulantes comercializando camisas e bandeiras da seleção brasileira. Este que foi fotografado pela nossa reportagem se postou nas imediações do contorno do Posto Vip da comunidade.
Da Redação Fotos Geraldo José
3 comentários
17 de Jun / 2018 às 07h22
To fora de Copa. Quero escolher meu presidente. Trabalhadores vencedores e gloriosos. Quero trabalho. Quero saúde. Quero educação. Fora golpistas Judas Temeroso Bolsolixo Aesyutrafycantes. Juizes respeite os blog e jornalistas livres.
17 de Jun / 2018 às 07h23
To fora de Copa. Quero escolher meu presidente. Trabalhadores vencedores e gloriosos. Quero trabalho. Quero saúde. Quero educação. Fora golpistas Judas Temeroso Bolsolixo Aesyutrafycantes. Juizes respeite os blog e jornalistas livres.
17 de Jun / 2018 às 10h03
Gosto da administacao de Juazeiro e da Copa. Mas a Roberta Luchsinger, ex-mulher do ex-delegado da Polícia Federal Protógenes Queiros, usou o Twitter para criticar a Operação Lava Jato e também para pedir a exoneração de Sergio Moro; "Meu ex marido Protogenes Queiroz foi exonerado da PF por caso similar, a Satiagraha anulada .... pq não exoneram Moro e anulam a Lava Jato também ?! A lei não é para todos ?!!", escreveu