Agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), estão utilizando drones para realizar o videomonitoramento de veículos e condutores em alguns pontos da cidade. Os equipamentos estão sendo utilizados para garantir uma maior abrangência na fiscalização e otimizar o trânsito, e ainda não têm finalidade de multar.
Ao todo, oito agentes de trânsito foram treinados para operar os drones. Segundo o coordenador de fiscalização da Ammpla, Frankilin Alves, a tecnologia auxilia na atuação dos fiscais em vários aspectos. “Ele pode auxiliar no serviço de engenharia da Ammpla, na mudança de sentido de via, sinalização semafórica, porque com ele nos temos uma visão macro de todos os problemas que tem em uma determinada localidade. Podemos ver o fluxo, a contagem de veículos, quais são os pontos de conflitos existentes naquela localidade. Tudo isso pode ser feito”, explicou.
Inicialmente, os drones serão utilizados, principalmente, para identificar as áreas de congestionamento na cidade. As infrações de trânsito estão sendo monitoradas, mas por enquanto os agentes estão apenas realizando um trabalho educativo junto aos condutores. “Nós queremos passar em média 30, 20 dias só na parte da educação, informando as pessoas que está havendo esse videomonitoramento para que ninguém seja pego de surpresa”, enfatizou.
TV Grande Rio/Globo Foto: Reprodução
0 comentários