Para entrar no clima do melhor e mais forte São João do Brasil, os três Centros de Atenção Psicossocial de Petrolina irão realizar festas juninas com o intuito de promover a reinserção dos usuários, através de atividades que estimulam a criatividade e valorização dos pacientes com transtornos mentais e problemas com álcool e drogas.
O arraiá do CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) acontecerá nesta sexta-feira (15). O CAPS André do Cavaquinho (CAPS 2) realizará sua festa no próximo dia 21 (quinta-feira) e o CAPS Infanto –Juvenil fechará as comemorações no dia 29 de Junho. Os festejos contarão com quadrilhas improvisadas, forró, comidas típicas e brincadeiras. A ornamentação das festas está sendo feitas pelos próprios usuários, durante as oficinas ofertadas nos equipamentos de saúde.
De acordo com a Coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Petrolina, Grécia Nonato, esse momento é de muita interação para os usuários e profissionais do CAPS. "Esses momentos de festas são terapêuticos, fortalecem o vínculo entre todos: usuários, família e profissionais. Essa diversão ajuda no tratamento dos nossos pacientes", explica.
Atendimento especializado – Os Caps oferecem oportunidade de tratamento especializado para que pessoas com transtornos mentais ou com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna, livre e independente. Em Petrolina, a Prefeitura Municipal mantém três unidades de tratamento, sendo uma específica para transtornos mentais, uma para tratar vícios em álcool e outras drogas e uma para o atendimento infanto-juvenil.
Os CAPS, dentro da atual política de saúde mental do Ministério da Saúde, são considerados essenciais para a organização da rede de atenção em saúde mental, sendo responsável pela integração e inserção do usuário na sociedade.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários