A Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro, se prepara para realizar mais uma edição do Curta na Uneb. E pela primeira vez com maior número de filmes a serem exibidos. A mostra será no dia 11 de junho, a partir das 16h no Departamento de Ciências Humanas - DCH III, com programação aberta para toda a comunidade.
Sete filmes foram produzidos com duração de até 10 minutos, uma característica dos curtas-metragens. Os temas são diversificados, um deles com roteiro de ficção, que resgata as histórias das lendas urbanas de Juazeiro, outros com enredos que contam sobre a vida de pessoas anônimas ou conhecidas da cidade, entre outros assuntos de relevância social.
A organização da mostra, esse ano, é feita pelos alunos do sétimo período do curso de Jornalismo em Multimeios, sobre a curadoria da professora Fabíola Moura. Para a estudante e organizadora do Curta na Uneb, Jamile Amaral "essa é uma oportunidade de valorizarmos o nosso território, uma vez que os personagens da nossa cidade protagonizam os filmes produzidos", pontuou.
Uma outra novidade desta edição é a presença do diretor de fotografia Beto Martins, que pela primeira vez vai participar de um evento na Uneb. Ele vai falar sobre as suas produções cinematográficas e dar algumas dicas da fotografia dos filmes. Além disso, também será realizada uma exposição fotográfica comemorativa dos 12 anos da primeira edição do evento com o registro de mostras anteriores do Curta na Uneb.
José Roberto Souza Martins, mais conhecido como Beto Martins. é natural de Curaçá-BA, mas há muitos anos se mudou para Recife-PE onde passou a trabalhar como diretor de Fotografia. Ele atua no mercado brasileiro desde 1995 realizando produções audiovisuais independentes, séries para TV e publicitárias e foi premiado com melhor fotografia em festivais nacionais e internacionais.
Entre os prêmios de Beto Martins estão o de melhor fotografia em "Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos", de Camilo Cavalcante; "Loja de Répteis", de Pedro Severien e pelos longas "Rio Doce - CDU", de Adelina Pontual, "História da Eternidade", de Camilo Cavalcante e "Mães do Pina", de Leo Falcão.
O tema da exposição fotográfica é 'Videre' (ver em Latim). As fotos que serão expostas são de todas as edições do Curta na Uneb, no período de 2006 a 2018. Umas das organizadoras da exposição, Victoria Resende conta que "produzir uma narrativa comemorativa e histórica dos 12 anos do evento Curta na Uneb e relembrar as produções realizadas nas mostras anteriores a partir dessa linha do tempo, faz com que esse momento se torne ainda mais dinâmico e envolva as pessoas".
Para mais informações sobre o evento, acesse a página no face Curta na Uneb e visite o instagram @curtanauneb.
Ascom Uneb
0 comentários