Foco da ação esteve na fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho pelos motoristas
Um motorista foi flagrado, na sexta-feira (01), transportando 12 porções de cocaína e 22 comprimidos de "rebite", na BR 232, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A ação ocorreu durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco na Lei do Descanso do motorista profissional.
Durante a abordagem a um caminhão que transportava uma carga de gesso, os policiais constataram que o motorista havia desrespeitado o período de descanso regulamentado e que ele se mostrava muito trêmulo e agitado. Ao solicitar que o caminhoneiro mostrasse o conteúdo dos bolsos, ele retirou um recipiente de vitamina C onde estavam a cocaína, canudos para aspirar a droga e os comprimidos de rebite. A substância é utilizada de forma ilegal, para reduzir o sono em longas viagens. Os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência para o motorista e o autuaram pelas irregularidades.
Operação
Outros quatro motoristas foram autuados pelo desrespeito ao descanso regulamentado. Ao todo, foram fiscalizados 54 pessoas e 39 veículos de carga, sendo emitidas 45 autuações por diversas irregularidades, como falta de equipamentos obrigatórios, má conservação dos veículos e excesso de peso.
Lei do Descanso
A Lei n° 12.619, conhecida popularmente como "Lei do Descanso", tem o intuito de regulamentar o tempo máximo de direção e os tempos mínimos de descanso dos motoristas de veículos de carga de grande porte, de veículos de transporte coletivo de passageiros e de veículos de transporte de escolares.
Por serem veículos que acarretam grande quantidade e gravidade de vítimas quando envolvidos em acidentes, há uma preocupação especial em garantir que os condutores destes veículos estejam devidamente descansados e atentos no trânsito.
Ascom PRF PE
1 comentário
03 de Jun / 2018 às 18h21
Motivo pelo qual acontecem muitos acidentes envolvendo caminhões e carretas. Quando acontece um acidente nós vemos o tamanho do estrago. Imagina uma criatura dessa totalmente drogado, ele acaba com a vida de muitos e nem percebe, quando sai ileso. Na maioria das vezes saem ilesos, pois um veículo desse porte é muito difícil vir a ter um estrago maior se comparado a um veículo de passeio por exemplo. Esse é o nosso Brasil, infelizmente. Perdemos a noção do respeito para com o próximo. Educação de trânsito como matéria escolar, desde já!