MEI precisa declarar faturamento anual até quinta-feira (31)

Para manter benefícios sociais como a aposentadoria e auxilio doenças e evitar multas, o microempreendedor individual (MEI) deve entregar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-Simei) até a próxima quinta-feira, 31 de maio. 

O envio do documento à Receita Federal é obrigatório para todo MEI que possui um CNPJ ativo, mesmo para aqueles que não tiveram rendimentos em 2017, e pode ser feito acessando o Portal do Empreendedor na internet (www.portaldoempreendedor.gov.br), em algum ponto de atendimento do Sebrae ou ainda na sala do empreendedor dos municípios.

Em Juazeiro, no Norte da Bahia, são quase seis mil de MEI formalizados. Até o momento 600 declarações foram entregues via atendimento na unidade do Sebrae. O movimento de empreendedores que buscaram esse serviço na unidade aumentou nesta última semana. Moisés Gonçalves se formalizou como MEI em 2016 e já enviou a declaração anual para continuar ativo e garantir os benefícios sociais. Ele trabalha no setor de lanchonete, bar e lava jato e planeja expandir a empresa. "Eu pretendo reformular meus serviços e produtos e conquistar um público mais diversificado, por isso, preciso estar com minha documentação em dia e com a empresa regularizada".

O prazo termina no dia 31 de maio, feriado nacional de Corpus Christi, e o Sebrae não terá expediente na data. "É importante que o microempreendedor individual que não conseguir fazer a declaração até esta quarta, busque orientação para fazer pela internet. O atraso na entrega da DASN-Simei vai gerar o pagamento de multa, que varia entre R$ 26 e R$ 30, a depender da atividade", alerta a analista de territórios do Sebrae em Juazeiro, Audeni Souza.

O atendimento é gratuito e está disponível na unidade do Sebrae em Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista, no Centro da cidade. Em caso de dúvidas, os telefones para informações são (74) 3612 0468 ou 0800 570 0800.

Confira o passo a passo para realizar a declaração anual de faturamento do MEI pela internet:

1 – Acesse o Portal do Empreendedor e clique no botão "Serviços", na área "Já sou MEI". Em seguida, clique em "Faça sua Declaração Anual de Faturamento";
2 – Acesse o sistema com o seu CNPJ;
3 - Informe o faturamento bruto da empresa em 2017 e se houve ou não contratação de empregado no período;
4 – Envie a declaração e guarde o seu comprovante.

Lucilene Santos-Ascom Sebrae