A Unidade Básica do Bairro Alto do Cruzeiro recebeu nesta quarta-feira (30), a 121º edição da Caravana da Saúde, um programa de governo que há mais de três anos tem reduzido as demandas reprimidas em consultas e realização de exames pela rede pública de saúde.
Com especialidades nas áreas de endocrinologia, cardiologia, ortopedia, odontologia, atendimento clinico, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas, contabilizou 176 atendimentos. Durante a Caravana da Saúde os moradores puderam ainda realizar a atualização do cadastro da bolsa família, serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através da Estação Cidadania.
Com guia médica para o cardiologista, a dona de casa Maria do Espírito Santo descreve a rapidez do atendimento na Caravana. “Esse programa é muito bom. Eu estava com uma guia não muito antiga para o cardiologista e aqui já vou fazer até o eletro, muito rápido, agiliza o nosso diagnóstico e ainda temos a comodidade, já que estamos perto de casa”, explicou.
Uma usuária da unidade e que durante a Caravana pôde passar por especialista foi a faxineira Francinalva Nascimento Sousa. “É uma excelente oportunidade passarmos por especialistas sem nos deslocar até o centro. Vim para uma consulta com o endocrinologista e fazer alguns exames. Espero que esse programa não acabe e cresça ainda mais”, pontuou.
A Caravana da Saúde tem como finalidade o atendimento especializado para quem já possui guia para consulta ou realização de exames. A dona de casa Hermita Lima dos Santos estava com guia para realização de exames e foi atendida. “Mesmo sabendo que o atendimento era a partir das 8h, cheguei cedo. Assim que o pessoal chegou já foi coletando o sangue e pegando os outros exames. Tudo rápido e eficaz e espero que venha mais vezes para a nossa comunidade”, relatou.
A Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro acompanhou os atendimentos na unidade e falou sobre a importância do programa. “A Caravana da Saúde teve início na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e o prefeito Paulo Bomfim deu continuidade com esse programa que tem como objetivo diminuir a demanda reprimida de exames e atendimentos especializados. Desde então, mais de 30 mil pessoas foram atendidas e semanalmente estamos em diferentes comunidades para atender a demanda de toda a população. Nosso trabalho é garantir qualidade na prestação dos serviços à população”, concluiu a Secretária.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários