As boas coisas da paralisação dos caminhoneiros. A cidade está um silêncio.
As ruas estão desertas, bicicleteiros e pedestres podem andar à vontade.
O ar está limpo.
Não há ruídos para perturbar nossos ouvidos
Não há gás na cidade, muita gente cozinhando com churrasqueira, panela elétrica, fogão solar.
Não há postos com gasolina e os carros estão nas garagens.
Começa faltar de tudo nos mercados e supermercados, mas os hortigranjeiros que vem do interior estão passando em nossas portas, também galinha caipira, bode fresco, peta, ovos, etc. Portanto, fome ainda não chegou por aqui.
Aqui é uma região produtora de hortigranjeiros, a exportação está bloqueada, prejuízos de 570 milhões de reais segundo a VALEXPORT. Em compensação, estamos comendo quase de graça as frutas de exportação que antes nem passavam pelo mercado local, como a banana de primeira que nunca se via por aqui.
Sabe que seria interessante aprender a lição e voltarmos a ter pomares nas chácaras, hortas nas casas, menos dependência de supermercado e dos shoppings?
Quem sabe dependermos menos de caminhões, com produções mais regionalizadas...
Quem sabe até pensarmos em ferrovias, trens com muitos vagões, apenas uma locomotiva, levando gente e mercadoria....
Quem sabe navegação de cabotagem pela longa costa brasileira, abastecendo grande parte de nossas cidades litorâneas...
Quem sabe mais energia solar produzida pelo povo, também eólica e assim menos dependência de combustíveis fósseis...
Quem sabe chegue a hora que não precisemos mais de petróleo – esse poluidor do ar, que colabora com o aquecimento global – e possamos viver de energias limpas. Como gorjeta nos livraríamos dos Pedros Parentes e dos analistas do mercado.
Quem sabe uma civilização menos predatória, menos consumista, mais sustentável, mais humana e realmente agradável de se viver...
Olha, esse paraíso nem parece tão impossível....
OBS: Escrevo a partir do dipolo Juazeiro-Petrolina.
Roberto Malvezzi (Gogó)
Espalo Leitor Roberto Malvezzi-Gogó
11 comentários
29 de May / 2018 às 23h20
Verdade o texto. Hoje sofrimento calados. Época de Lula éramos felizes com mesa farta e empregos para todos; mas reclamando. A TV incitava os telespectadores a criar ódio pelos nordestinos, ódio pelos pobres?? ódio para o partido dos Trabalhadores? Era feliz com Lula do PT. Obrigado a este blog por existir. A TV eh puxa saco dos banheiros? a TV eh amiga ou propriedade dos fascistas?
30 de May / 2018 às 00h25
Muito bom, Roberto, um ativista e grande escritor...
30 de May / 2018 às 01h32
Dizer/falar é uma coisa. Outra é colocar na prática. Seus apaziguado PT locais pregam o orgânico orgânico de derivados de umbu de exportaçãocão com absurdos de valor . Nas gôndolas de mercado não se vê um pote de umbu. TB tudo caro não tem condições de quem mesmo produz comprar pra seus apaziguado a. Muita blasfêmias. E sempre foi assim: de um lado mete o pau no governo ex Luafo do PT. Hipócrita.
30 de May / 2018 às 01h34
Dizer/falar é uma coisa. Outra é colocar na prática. Seus apaziguado do PT local, pregam o orgânico de derivados de umbu de exportação com absurdos de valor . Nas gôndolas de mercado não se vê um pote de umbu. TB tudo caro, não tem condições de quem mesmo produz comprar pra seus apaziguado a. Muita blasfêmias. E sempre foi assim: de um lado mete o pau no governo ex Lula do PT PMDB. Hipócrita.
30 de May / 2018 às 05h23
Senhor Roberto. O plano do PT era este que o senhor poetisou. Mas como tem idiota neste país nos votamos 13 Dilma presidente e temer vice quem colocou ele como presidente foi quem votou no Aécio e perdeu e não aceitaram a deróta e pra se vingar tiraram a Dilma e colocaram o temer na presidência e mudaram o projeto que o povo escolheu.
30 de May / 2018 às 06h09
POIS É.SERIA MUITO BOM,SE NÃO HOUVESSEM LULA,DILMA E O PT,QUE ESCULHAMBARAM COM ESTE PAIS DE CABO A RABO,QUEBRANDO A PETROBRAS.VALE SEMPRE LEMBRAR,QUE FOI LULA QUEM CONVIDOU TEMER PARA SER VICE NA CHAPA DE DILMA E QUE NÃO HOUVE UM ÚNICO PETISTA SEQUER QUE TENHA VOTADO EM DILMA,QUE NÃO TENHA VOTADO EM TEMER.PETISTAS,A CULPA É DE VOCES,RECLAMAM DO QUE ?
30 de May / 2018 às 08h17
Petistas como esse Roberto e Otoniel Gondim estão isolados e fora de moda e nem se tocam.kkkkkkk
30 de May / 2018 às 11h03
Parabéns, companheiro Gogó: concordo em número, gênero e grau com a sua extraordinária reflexão.
30 de May / 2018 às 14h22
A reflexão, em si, não possui gênero, número nem grau; logo é impossível concordar sintaticamente com ela ! Nem mesmo como figura de linguagem a sua construção é aceita sr. militante socialista. O que têm gênero , número e grau é a palavra substantivada não um texto . Bem que o ativista e colunista podia escrever algo sobre o que ele e mais alguns comunistas desvairados incentivaram em Campo Alegre de Lourdes idos dos anos 80 e 90 do século passado.
30 de May / 2018 às 15h21
RUI COSTA REELEITO 2018.BANDO DE OREBAS
30 de May / 2018 às 15h21
RUI COSTA REELEITO 2018.BANDO DE OREBAS