A macrodrenagem e urbanização do Riacho Malhada da Areia segue em ritmo acelerado com a execução da concretagem. A obra realizada pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) faz parte do Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana e beneficia uma extensão de aproximadamente 1,2 Km do Riacho que está sendo totalmente urbanizada. Serão duas avenidas paralelas (de mão dupla) que vão ligar a Av. Irmã Dulce I à BA-210, além de pista de cooper, ciclofaixa e passeio, oferecendo opções de lazer para a população juazeirense.
O engenheiro da SEDUR Vitor Barreto explica que cerca de 300 metros da extensão do Riacho que está sendo beneficiada será coberta e o restante ficará aberta. “Toda a extensão do canal que será beneficiada já teve os serviços de escavação e abertura da galeria executados, prosseguimos com a concretagem que foi dividida em blocos de 12 metros a serem executados num prazo de oito dias, cada bloco. Cerca de 150 metros já recebeu o concreto, sendo 100 metros da área aberta e 50 metros da área coberta”, explicou o engenheiro.
O titular da SEDUR Anderson Alves visitou a obra para acompanhar o andamento dos serviços e afirmou que as intervenções estão ocorrendo de acordo com o cronograma estabelecido pela equipe técnica da secretaria. “Iniciamos a concretagem no final do ano passado e a obra tem cumprido o cronograma estabelecido. Fizemos alguns ajustes no projeto inicial que previa a cobertura de todo o trecho que está sendo beneficiado. O trabalho continua para que o Riacho Malhada seja revitalizado e urbanizado e possa exercer as funções de drenagem de águas pluviais, melhoria do conforto térmico, contribuição para a mobilidade de ciclistas e pedestres, além da estética e do lazer que refletirá em melhorias significativas para os moradores dos bairros próximos e toda população juazeirense”, destacou o secretário Anderson Alves.
Para o comerciante Antônio Lucrécio que mora no bairro Jardim das Acácias, localizado nas proximidades do Riacho, a urbanização vai promover uma verdadeira mudança. “Essa é uma obra que vai mudar completamente a vida dos moradores dos bairros próximos do riacho e de todos que passam por aqui. Além de promover saúde com a retirada dos esgotos, vai preservar o meio ambiente, acabar com as muriçocas, a poeira. Vai sair do nada e passar a ser um cartão postal”, declarou o morador.
Gardennia Garibalde/SEDUR
5 comentários
25 de May / 2018 às 08h27
As informações passadas anteriormente seria que esta obra terminaria em AGOSTO DE 2017, ou estou enganado??, e como assim parte coberta, parte aberta faltou concreto ou desviaram verbas? já não basta terem estreitado a avenida pois alguns moradores não quiseram sair e a prefeitura não indenizou ninguem mesmo os que sairam, deram só caizinhas no mairi, fundo perdido da caixa economica federal meu Deus..
25 de May / 2018 às 10h08
CANAIS PARA A DRENAGEM DAS AGUAS PLUVIAIS,(CHUVAS) NÃO PODE SER COBERTOS,POIS COBERTOS PROVOCAM MAIS PROBLEMAS DO QUE SOLUÇÕES !
25 de May / 2018 às 10h26
E os bosques que seriam criados as margens dessa avenida será que ainda permanecem no projeto??
25 de May / 2018 às 11h27
AQUI NO CONDOMÍNIO JARDIM VITÓRIA, TAMBÉM ESTAMOS ESPERANDO ESSE MESMO TRATAMENTO DA PREFEITURA, PARA COBRIR O CANAL QUE FICA PRÓXIMO AO ATACADÃO ASSAÍ.....A COBERTURA DO CANAL VAI PROMOVER SAÚDE E BEM ESTAR PARA OS MORADORES DA ÁREA.
25 de May / 2018 às 14h34
Estamos aguardando também uma solução para esse canal/riacho que corta o bairro Alto do Alencar. Aqui é pior, pois os moradores estão praticamento dentro do esgoto. Estamos no aguardo das "melhoria do conforto térmico, contribuição para a mobilidade de ciclistas e pedestres, além da estética e do lazer que refletirá em melhorias significativas para os moradores dos bairros próximos e toda população juazeirense” Queremos acordar pela manhã e ao abrir a porta de nossa casa não cair dentro do esgoto.Vergonha, em pleno seculo XXI ainda exista cidade com o esgoto correndo a céu aberto dessa forma