A Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) e a Secretaria Municipal de Saúde iniciaram na terça-feira (22), a primeira turma do curso de capacitação ‘Bolsa Família/SISVAN’. O treinamento, voltado para os mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde do município (ACS), tem como objetivo atualizar os conhecimentos desses profissionais e construir um alinhamento de informações sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e o acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família.
A atividade, que foi dividida em cinco turmas é ministrada pela gerente de Assistência Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Regina Célia Brito. “Estamos atualizando os agentes comunitários sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição e investigando o modo como os agentes estão trabalhando hoje em suas comunidades, para alinhar o trabalho de toda a equipe e fazer com que todos trabalhem da mesma maneira no município inteiro”, explicou a gestora.
Para o ACS Gilson Pimentel de Oliveira, que atua na comunidade do NH4 no Projeto Curaçá, o treinamento vai ter um impacto significativo no dia a dia dos agentes comunitários de saúde. “Essa capacitação vai ajudar bastante em nosso trabalho. Ganhamos mais conhecimento e isso vai contribuir para melhorar a saúde do município”.
As atividades oferecidas pela EGESP são definidas a partir das demandas apresentadas pelas diversas secretarias municipais. “No início do ano, nós mobilizamos cada órgão municipal a apresentar suas demandas e com base em suas respostas preparamos o nosso planejamento”, conta o diretor da EGESP Anderson Mota, sobre a organização dos cursos oferecidos pelo órgão que visa formação e capacitação dos servidores públicos municipais.
Eneida Trindade/SEGESP
0 comentários