A solenidade de entrega da maior honraria do comércio cearense, a Medalha Clóvis Arrais Maia, realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará acontece neste 21 de maio. Também na ocasião, serão concedidas as Comendas João Luiz Ramalho de Oliveira por Excelência na Prestação de Serviços, dentro da atuação do Sesc, para o Mestre Espedito Seleiroe a Comenda José Leite Martins por Excelência na Prestação de Serviços.
A Medalha Clóvis Arrais Maia, criada em 1992, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará - Fecomércio-CE, faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da Federação. Clóvis Arrais se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE.
Desde então, a comenda é concedida em reconhecimento às personalidades que tenham realizado trabalhos relevantes na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado, atuando de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, no desenvolvimento do comércio e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.
Criadas em 2012, as Comendas de Excelência na Prestação de Serviços, no Âmbito de Atuação do Sesc e do Senac, recebem o nome de João Luiz Ramalho e José Leite Martins, respectivamente, criadores da Medalha Clóvis Arrais Maia. A intenção é prestigiar personalidades ou instituições que prestam relevantes
Mestre Espedito Seleiro é Filho do criador da sandália de Lampião, Espedito transformou a tradicional arte de seleiro, presente há seis gerações em sua família, em artigos que hoje são referências no design internacional, ao reinventar o couro com cores. Como todo artesão, simplicidade e desprendimento são suas principais características.
Como Mestre, repassa o seu saber para as novas gerações, mantendo viva a cultura popular. O Serviço Social do Comércio (Sesc) há décadas incentiva, apoia e promove as tradições populares e os Mestres da Cultura por meio de diversas atividades. A Comenda João Ramalho é uma justa homenagem a um dos mais renomados artesãos em couro e Mestre da cultura tradicional popular.
Redação Blog Foto: Arquivo Espedito Seleiro
0 comentários