Com o tema "Superação da Violência: direito e dever de cada pessoa", a 8ª Romaria em Defesa da Vida será realizada, neste domingo (20), a partir das 8h, no município de Campo Alegre de Lourdes (BA). A celebração é um momento de renovação da fé e um espaço de reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas comunidades camponesas.
Alertar a população sobre ações humanas que prejudicam e reduzem o tempo de vida dos bens naturais e das pessoas, a exemplo dos impactos causados pela mineração, e a necessidade do cuidado com a Casa Comum é um dos objetivos da Romaria. Acompanhando o tema da Campanha da Fraternidade de 2018 "Fraternidade e Superação da Violência", a Romaria em Defesa da Vida este ano discute as diversas formas de violência presentes no cotidiano.
Entre elas, destaca-se a violência no campo, que vem crescendo de forma alarmante no Brasil. De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), só ano passado 70 pessoas foram assassinadas em decorrência de conflitos no campo, sendo que 10 destas mortes aconteceram no estado da Bahia. O número de assassinatos no campo é o maior desde 2003.
A concentração da 8ª Romaria em Defesa da Vida será às 8h, na comunidade do Barreiro, próximo do Velame. Os romeiros e romeiras podem levar imagens dos padroeiros e padroeiros que festejam, e também faixas e cartazes. No local, acontecerá o início da celebração, com reflexões sobre a temática do encontro, e a caminhada em direção ao Morro do Tuiuiú. A Romaria é organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e pelo Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes.
CPT Juazeiro
0 comentários