BOMBEIRO CIVIL COBRA CUMPRIMENTO DE LEI MUNICIPAL

Um dos primeiros a ter formação qualificada na função de Bombeiro Civil em Juazeiro Sérgio Leandro que também é diretor da Escola de Formação Bombeiro Civil Fire Prev esteve na tarde desta quinta-feira (17) no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) quando falou sobre o ofício e o descumprimento de uma lei municipal na realização de grandes eventos na cidade.

Segundo Sérgio, o Bombeiro Civil de formação tem a função de proteger pessoas e patrimônios de riscos de incêndios e vazamentos, inspeciona e testa equipamentos de segurança; realiza salvamentos terrestres, aquáticos e em altura e presta primeiros socorros. Treina equipes e brigadas em situações de emergência.

Para o brigadista “a missão é honrosa, mas o desrespeito às leis acaba por desvalorizar o profissional. Em 2016, foi aprovada a lei 2.616 que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais Bombeiros Civis nos clubes sociais e recreativos, nas casas de shows e de eventos realizados em ambientes fechados ou abertos, nos shoppings centers, demais empreendimentos afins, que concentrem durante suas atividades número igual ou superior a 100 pessoas, no município de Juazeiro. Infelizmente a grande maioria dos produtores não respeita a lei e o setor de postura da Prefeitura não fiscaliza” lamentou.

“Estamos reféns da sensibilidade dos produtores musicais, mas enquanto isso a nossa escola continua formando e especializando os profissionais de toda esta região para que exerçam com qualificação o seu mister quando for necessário” conclui Sérgio Leandro.

Da Redação Foto Geraldo José