O mês de junho é especial para os devotos de Santo Antônio de Pádua. Tempo de festejar a memória do santo de devoção, pedir por sua intercessão, e agradecer pelas graças já alcançadas. De descendência portuguesa, Santo Antônio tem grande popularidade no Brasil e sua festa é celebrada em 13 de junho, data de sua morte.
Na Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro de mesmo nome, na Diocese de Juazeiro/Ba, os festejos iniciam no dia 1 de junho às 19h e 30 min. São treze noites de celebrações em honra a seu excelso padroeiro, encerrando com procissão e missa campal no dia 13. A procissão sairá da Comunidade Nossa Senhora da Penha, no Bairro Vila da Penha, às 18h, finalizando na Matriz da Paróquia de Santo Antônio. Este ano a paróquia refletirá à luz do tema: A exemplo de Santo Antônio queremos ser cristãos leigos e leigas "sal da terra e luz do mundo" (MT 5, 13-14). Caminhando assim em comunhão com o Ano do Laicato celebrado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em 2018.
A programação conta com a participação de padres convidados das dioceses de Bonfim (BA) e Petrolina (PE). Assim como padres das paróquias da Diocese de Juazeiro (BA) e o Bispo Diocesano Dom Beto Breis. A trezena, como é chamado o festejo, promoverá todas as noites quermesse com comidas típicas e apresentação musical de artistas locais.
Padre Isael Brito, pároco da Paróquia de Santo Antônio, convida todas os fiéis católicos a fazerem parte dessa festa: "Os cristãos leigos e leigas, que são a maioria em nossa igreja, não são meros espectadores, mas sujeitos dessa 'Igreja em saída' a serviço de uma cultura de paz e de uma sociedade sem violência. A partir dessa reflexão convidamos você e sua família a participarem conosco de nossa Trezena de Santo Antônio".
Ascom Diocese
1 comentário
16 de May / 2018 às 08h52
Popularmente conhecido como o “santo casamenteiro”, Santo Antônio é um dos santos mais populares do Brasil, considerado um dos mais importantes do catolicismo, o dia 13 de junho é a mesma data em que ocorreu o seu falecimento, é nesse dia também que as igrejas costumam distribuir os pãezinhos que devem ser guardados dentro de potes de farinha ou na despensa, para que sempre tenha comida em casa. Aqui em Juazeiro nosso querido bairro Santo Antônio a festa é muito concorrida, não só pelos paroquianos, como também por muitos que vem das outras paróquias como também de outras cidades.