Diante dos últimos fatos ocorridos no Hospital Dom Malan-IMIP, onde mais uma paciente veio a óbito, os Vereadores Paulo Valgueiro, Ronaldo Souza, Rodrigo Araújo, Gabriel Menezes e Ronaldo Silva tiveram a iniciativa de apresentar um Requerimento conjunto, solicitando a criação de uma Comissão Especial de Inquérito na Câmara de Vereadores de Petrolina, para investigar as constantes denúncias de negligência, com ocorrências de danos graves à saúde dos pacientes, inclusive com pacientes, mulheres e crianças, que chegaram a óbito, em virtude da evidente precariedade do atendimento no Hospital Dom Malam, sob a gestão do IMIP.
O Vereador Paulo Valgueiro, Líder da oposição, se pronunciou dizendo que “como fiscais e representantes do povo, não podemos ficar inertes diante de uma situação tão difícil e que sacrifica ainda mais uma população já tão castigada pelas condições de saúde pública, em que os governos subfinanciam os cuidados com a saúde pública, não têm a saúde como prioridade e o povo é quem paga a conta, muitas vezes com a própria vida.”
Valgueiro ressalta ainda que, “como já foi destacado pelo colega vereador Ronaldo Cancão, essa comissão de inquérito está sendo criada para apurar e investigar as denúncias de negligência no atendimento médico hospitalar no Hospital Dom Malam, não para dar visibilidade a políticos. Temos o compromisso de formar uma comissão independente, sem apadrinhamentos, para fazer um trabalho investigativo sério, responsável, com o zelo que o caso requer. Não é hora de levantar bandeiras partidárias, ao contrário. A gravidade da situação requer a união de esforços em busca de uma solução. O caso requer ações enérgicas, urgentes e eficazes que se convertam na melhoria da qualidade do atendimento, no cuidado com a saúde e com a vida das pessoas.”
A Comissão deve contar com a participação de sete vereadores, de diferentes legendas, unindo oposição e situação num único propósito, defender os interesses do povo, como deve ser. O problema deverá ser tratado com zelo, ouvindo todos os sujeitos envolvidos, analisando documentos, investigando a fundo as causas que deram aso aos fatos ora denunciados e, ao final, encaminhando-se relatórios ao gestores das três esferas de Governo e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis,
E para garantir a lisura e seriedade do processo administrativo de investigação, o Vereador enfatiza que “não pode compor a comissão nenhum vereador que tenha vínculos pessoais ou deva favores a médicos ou diretores do Hospital. O tema precisa ser tratado com responsabilidade e isenção. Não pode ser utilizado politicamente por ninguém. A gente precisa ter responsabilidade de fazer a coisa certa”.
Na Sessão Ordinária da última quinta-feira a Câmara de Vereadores de Petrolina recebeu o movimento “Eu Sou Mãe. Eu Tenho Medo”, que fazia um protesto pacífico para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortalidade materno-infantil no hospital Dom Malan e pedir providências das autoridades para encontrar uma solução para o problema da saúde pública, em especial, para a saúde materno-infantil.
Ascom Vereador Paulo Valgueiro
2 comentários
14 de May / 2018 às 07h44
Este hospital com Lula e Dilma era ótimo
14 de May / 2018 às 08h12
ENQUANTO EM PETROLINA O LEGISLATIVO CUMPRE O SEU PAPEL FISCALIZADOR CRIANDO UMA COMISSÃO ESPECIAL PARA APURAÇÃO AQUI, NO CURRAL DO VAQUEIRO DE ARAQUE, OS VEREADORES SÓ SE JUNTAM PAZAR MOÇÕES E SE ENTREGAM NA BANDEJA DO PREFEITO GRAVATA BORBOLETA. ACORDA MEU POVO E VAMOS DAR UM BASTA NAS URNAS EM OUTUBRO PRÓXIMO.