As famílias do distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro, receberam a instalação de energia elétrica no povoado em abril deste ano. Eles ficaram 6 anos sem o serviço. De acordo com a Companhia Baiana de Energia Elétrica (Coelba), concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, o serviço começou a ser instalado, após solicitações dos moradores, a partir do dia 9 de abril. A Coelba informou, ainda, que o projeto de instalação de energia elétrica deve ser concluído no mês de junho e contempla outras cinco famílias.
Desde que a luz passou a iluminar os imóveis, a vida da estudante Tawany de Jesus mudou, já que para fazer as atividades da escola, ela precisava apoiar uma lanterna no ombro por cerca de uma hora e meia. Com a instalação da energia, Tawany "aposentou" a lanterna e pode se dedicar mais a leitura. "Era sacrifício estudar quando não tinha luz. Aqui ficou muito melhor com luz. Quando não tinha energia eu ficava com as costas doendo, eram ruim demais", contou a menina.
Morar no povoado de Carnaíba do Sertão não era difícil apenas para Tawany, os eletrodomésticos da casa da família da pensionista Alzira de Jesus ficavam todos guardados em caixas cheios de poeira. Com a instalação da energia, toda a família dela assiste televisão, pode usar o liquidificador e beber água gelada.
As famílias do povoado destacaram que já tinham pedido a instalação da energia há seis anos. Apesar da instalação elétrica ter começado, cerca de 40 moradores contaram que não tiveram a alegria de ver a luz chegar em casa. É o caso de Antônio Souza, disse ter puxado energia da casa de um vizinho.
Sobre o caso de Antônio e dos demais moradores, a Coelba informou que em visita técnica na região, não foram localizadas as demais residências que solicitaram a instalação de energia. Diante da situação, a empresa pede que as famílias enviem o número de protocolo dessas solicitações para que a companhia identifique o pedido.
G1 Bahia Foto: TV São Francisco
9 comentários
13 de May / 2018 às 13h22
Mais de 500 anos de exploração dos políticos baianos e brasileiros. Uma vergonha isto em pleno século 21, povoados ainda sem energia eletrica.
13 de May / 2018 às 14h16
Obrigada prefeitura que ajudou.
13 de May / 2018 às 14h17
Obrigada prefeitura que ajudou. O PT 13 eh maravilhoso. Lula que assinou o Luz para Todos. Água para todos. Fariseus Temerário perseguição a Jesus
13 de May / 2018 às 16h02
Lula criou o Luz pra todos certo? ERRADO! O luz pra todos foi criado no governo anterior e se chamava 'Luz no campo' e segundo o IBGE, em 1996 70% das áreas rurais já havia luz e em 2001 mais 20% e no governo Lula apenas 5%.
13 de May / 2018 às 18h23
Verdade quim !! Quem levou mais luz para o campo foi FHC. Lula apenas mudou o nome. Como tudo que dizem que Lula criou mas apenas ele mudou o nome e enganar as pessoas menos esclarecidas. E também no governo Lula foi quem menos colocou luz no campo. Essa agora só foi pq é ano de eleição e eles estão correndo atrás de votos. Somente isso.
13 de May / 2018 às 18h34
É inacreditável como a essa altura ainda tem gente que acha que o PT é "maravilhoso". É muito fanatismo!!
13 de May / 2018 às 19h32
Prefeitura ajudou coisa nenhuma , isso é ação da crise econômica onde a Coelba está indo em buscade mais lucro. Prefeitura ajudou o que ? Quero ver é quando a leva jato chegar e em Outubro o povo ir as urnas , 51 milhões por mês e a saúde uma miséria, ônibus pra carregar alunos parecendo tanque de guerra e todos sem manutenção, a educação fachada, cadê os promotores que deveriam investigar. Cheguem de supetão e peça pra ir nos depósitos da educação, saúde que vcs vão ver a farra de desperdícios com o dinheiro público.
14 de May / 2018 às 08h03
A COELBA deveria era pedir desculpas, o mínimo da decência, aos moradores da localidade. Tenho certeza que só foi implantada agora, por causa das proximidades das novas eleições! Não fosse a TV São Francisco junto com a sua mandatária, a TV Bahia, veiculando a reportagem, o povoado ainda estaria sem energia! Seis anos?!?!?! Isso é uma VERGONHA!!! Ainda vem umas desgraças exaltando o partido dos ratos, o tal de pt (minúsculo!!!).
14 de May / 2018 às 10h27
Antes tarde do que nunca. Pelo menos chegou. Mas é uma vergonha pela demora.