A XII Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE) foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (10), na área externa do Juá Garden Shopping em Juazeiro e reuniu autoridades políticas, representantes de instituições ligadas ao setor e produtores de animais de todo o país. O evento que se estende até domingo (13), é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF).
Na ocasião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro Tiano Felix convidou toda a população de Juazeiro para prestigiar o evento. “A exposição está proporcionando uma movimentação econômica relevante para Juazeiro, pois uniu um dos maiores eventos da caprinovinocultura do país em um dos maiores empreendimentos do município que oferece além da comercialização de produtos, lazer e diversão. Estamos imensamente felizes com o empenho de todos; poder público municipal, associações e instituições parceiras para a realização desse grande evento. Já é um sucesso”, declarou.
Representando o governo do Estado, a diretora de pecuária da SEAGRI, Maria Laura de Freitas Silva falou da parceria do estado nas edições da Expovale. “A SEAGRI objetiva apoiar esse tipo de evento para poder potencializar cada vez mais a atividade na região. Nós somos hoje, o maior rebanho de caprinos do Brasil e o segundo em ovinos. A Bahia tem um material genético muito rico, principalmente na região de Juazeiro, onde se encontra o grande potencial do rebanho do nosso estado e país”, destacou.
O evento tem a parceria do governo do estado da Bahia, Embrapa Semiárido, Sebrae, Codevasf, Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos Boer (ABC Boer), Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABC), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), JUAGRO, Juá Garden Shopping e Petromol.
De acordo com o presidente da ACCOSSF, Zilton Alves, a exposição trouxe grandes novidades. “Nós saímos da exposição apenas de caprinos e ovinos e junto com a prefeitura de Juazeiro construímos a ideia de ampliar mais e se transformar numa exposição muito mais abrangente em termos de atividades econômicas da região. Hoje temos um grupo empresarial de todos os seguimentos da economia, temos a agricultura familiar e novos empreendimentos, a exemplo da integração de criadores de caprinos. A caprinovinocultura da região já virou referência e como em todos os anos a Expovale tem contribuído para fomentar cada vez mais a cadeia como um todo”, disse.
Durante a cerimônia de abertura o chefe de gabinete Vilmar Ferreira falou da importância do setor. “A feira fomenta a produção de caprinos e ovinos e dos produtos derivados em todo Estado, e a cada ano se fortifica mais. A prefeitura de Juazeiro por perceber a importância desse evento para o setor tem apoiado fortemente a Expovale. Por esse motivo quero parabenizar os organizadores pela realização da décima segunda edição e à prefeitura por tratar com prioridade as questões do setor rural do nosso município”, destacou.
Vale destacar que a cerimônia também contou com a presença dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), Câmara de Vereadores, secretários municipais, gerente de marketing do Juá Garden Shopping, dentre outros. A XII Expovale, considerada pelos produtores a maior exposição de caprinos e ovinos do país, estima reunir cerca de 20 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
1 comentário
11 de May / 2018 às 17h15
a falta de que um centro de convenções e parque de exposições faz numa cidade né #faltaforçapolítica