Ibametro leva pioneirismo na área de fiscalização de cronotacógrafo para evento nacional

A iniciativa pioneira do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) na área de fiscalização de cronotacógrafo foi tema de evento nacional do Inmetro, nesta quinta-feira, dia 10, em Rio Comprido (RJ). O encontro foi promovido pela Coordenação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro (RBMLQ-I) para discutir a inspeção do instrumento de medição no país. O Ibametro inovou, ao firmar parceria com o Detran-BA, para intensificar a fiscalização visando maior controle sobre os veículos de grande porte que o utilizam, conforme determinação do Inmetro.

"O pioneirismo sempre foi uma marca do Ibametro, com soluções criadas para promover melhorias nas atividades de regulação de mercado. Com a nova sistemática na área do crono, protegemos e preservamos vidas nas estradas baianas", destacou Randerson Leal, diretor-geral do Ibametro.

O presidente da Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos (ANPECI), José Augusto, ressaltou a agilidade do Ibametro na implantação do sistema que demandou tecnologia inovadora. "O ponto alto foi o alinhamento entre o Ibametro e o Detran-Ba na formatação do sistema e o comprometimento de suas equipes para colocá-lo em prática", disse o representante da entidade.

Dirigentes de outros órgãos delegados interessados em implantar a tecnologia em seus estados contam com o apoio do Ibametro. "Nós estamos à disposição para colaborar no que for possível, informando sobre a experiência da Bahia", afirmou o diretor de Regulação de Mercado, Gildásio Rocha.

Participaram ainda do evento o diretor-geral do Ipem-PI e presidente do Fórum dos Órgãos Delegados, Maycon Danylo, e o  chefe de gabinete do presidência do Inmetro Daniel Campos da Silva.


 

Ascom Ibametro