O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e do secretário de Governo Clériston Andrade, visitou na última sexta-feira (04), a comunidade quilombola de Alagadiço, na região do baixo Salitre, uma das ocupações territoriais mais antigas de Juazeiro. A diretora do Departamento de Ciências Humanas da Uneb e pesquisadora de comunidades tradicionais Márcia Guena, a diretora de Diversidade da SEDES Luana Rodrigues e a presidenta regional da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO) Queila Patrícia, também participaram da visita.
Na ocasião, a comunidade apresentou demandas ao prefeito, algumas já encaminhadas como: a potabilidade da água consumida, reforma da escola local e mais acesso a serviços de saúde. “Nós assumimos um compromisso de melhorar a vida das pessoas e é o que iremos fazer. As demandas em nossa cidade são históricas e não vamos fechar os olhos para isto. Já encaminhamos algumas solicitações que nos foram apresentadas, como a vinda de técnicos do SAAE para que busquem uma solução mais urgente na questão da água. Voltarei aqui durante o dia, junto com outros secretários e secretárias, para ver melhor a comunidade e saber dela mais das suas necessidades”, declarou Paulo Bomfim.
Para a diretora de Diversidade, este é um momento histórico. “Estou muito animada com este novo tempo. Em seus mandatos, o ex-prefeito Isaac visitou a comunidade, realizou algumas ações, mas ainda não estavam consolidadas as políticas públicas. Agora, o prefeito Paulo Bomfim dando continuidade a este trabalho, vem à comunidade e conversa com as pessoas, escuta as suas demandas. Este é o nosso papel, mediar estes encontros e buscar soluções das demandas sociais e estruturais que este povo necessita, ressaltou Luana Rodrigues.
Liderança local, seu Grigório dos Santos agradeceu a visita. “Ficamos muito agradecidos com esta reunião com o prefeito e a sua equipe. Agora esperamos que as coisas comecem a melhorar para o nosso povo”, falou o presidente da Associação do Alagadiço.
Durante o encontro, a diretora da Uneb declarou que a instituição vai instalar um Curso Pré-Vestibular Universidade Para Todos, com apoio estrutural da Prefeitura de Juazeiro. Ela também destacou a importância deste momento e que servirá para ações futuras.
“Esta visita demonstra o reconhecimento das comunidades quilombolas em Juazeiro, que precisam de assistência do poder público. Há anos estão esquecidos, mesmo já tendo um levantamento oficial das demandas. Particularmente, para a comunidade do Alagadiço é fundamental que tenha o apoio da Prefeitura. Ela é a primeira comunidade em Juazeiro a ser certificada pela Fundação Palmares como quilombola, dentro das 17 já mapeadas pelo Ministério do Desenvolvimento, e que tem uma série de direitos de acesso a políticas públicas. O prefeito manifesta muito boa vontade em implementar estas políticas, que vão beneficiar não só ao Alagadiço, mas também a várias outras comunidades quilombolas”, declarou a pesquisadora Márcia Guena, que também é vice-presidenta do COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A estudante do Curso de Direito da UNEB, Valéria Damasceno, que integra o Coletivo Luiz Gama, também acompanhou a reunião.
Ascom Prefeitura de Juazeiro
0 comentários