O vereador Ronaldo Cancão (PTB) encaminhou requerimento ao presidente da casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSB), solicitando a instalação de uma Comissão Especial Parlamentar de Inquérito para apurar o atendimento na unidade hospitalar. O vereador acusou que o o Hospital Dom Malan "virou caso de polícia, hospital de canibal e por isto é urgente uma investigação das mortes, das vidas ceifadas por negligência médica do IMIP/Dom Malan".
O requerimento também foi assinado pelos vereadores Paulo Valgueiro, Gabriel Menezes, Ronaldo Silva e Rodrigo Araújo. A mãe da adolescente, 15 anos, acusou o hospital de negligência médica no atendimento da filha. Segundo ela, a filha ficou durante três dias sentada em uma cadeira a espera de atendimento.
Este Blog havia realizado uma reportagem e detalhou a situação das gestantes no Hospital Dom Malan, em Petrolina. Na reportagem as gestantes relataram histórias desesperadoras de longas esperas e falta de salas para realização dos partos.
Em nota o Hospital Dom Malan (HDM)/Imip de Petrolina informou que a paciente Miliam Carvalho da Silva veio a óbito na manhã de quarta-feira (02.05), tendo como causa declarada: Edema Agudo de Pulmão/Choque Séptico/Corioamnionite/Ruptura Prematura de Membranas. Sendo a SEPSE (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção) a maior causa de mortalidade materna no público adolescente.
A paciente deu entrada na unidade no último domingo (29.04) sem nenhuma informação acerca da gravidez, pois não havia iniciado o pré-natal. No serviço, ela realizou exames e teve todo o acompanhamento médico necessário desde o primeiro momento. A paciente, inclusive, fez uso de medicação para o amadurecimento do pulmão do bebê e antibioticoterapia de amplo espectro.
Infelizmente, o quadro estável da paciente evoluiu rapidamente para um choque séptico, que resultou em uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica imediatamente entrou com as manobras de reanimação e tentou por 40 minutos uma reversão do quadro, sem sucesso.
Em tempo, o hospital solidarizou-se com a família, se coloca à disposição dos mesmos para maiores esclarecimentos, e ressalta que o caso seguirá para o Comitê de Mortalidade Materna do HDM.
Redação blog Foto: Ney Vital
3 comentários
03 de May / 2018 às 14h44
Na casa de parto de Juazeiro os vereadores daqui fazem e parabenizar, depois reclama quando comparo Juazeiro com Petrolina são por essas ações
03 de May / 2018 às 16h06
FICO CONTENTE COM A DECISÃO DE INDEPENDÊNCIA , CARÁTER E RESPONSABILIDADE DOS VEREADORES DE PETROLINA. NO CUMPRIMENTO DO DEVER.
03 de May / 2018 às 20h28
Eu tenho inveja da politica Petrolina,era bom que esses parasitas chamados vereadores de juazeiro tivesse com exemplo como se legisla uma câmara em prol do povo.A maternidade da crianças morreram crianças e outras estão com sequelas proveniente de parto negligente essa maternidade era para ser interditada