Nesta quarta-feira, 02, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na Unidade Básica de Saúde Maria Luiza da Silva Ferreira ‘Dona Tetê’ no Distrito de Itamotinga, a 117° edição da Caravana da Saúde. A unidade foi entregue menos de um mês atrás completamente nova, ampliada e equipada para suprir as necessidades de atendimento e comodidade à população.
Foram registrados 188 atendimentos nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico, além de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) através da Estação Cidadania. O programa que há três anos tem reduzido as demandas reprimidas da população já registra mais de 30 mil atendimentos.
A trabalhadora rural Maria Helena dos Santos soube da Caravana da Saúde através da Agente Comunitária de Saúde e foi até a unidade para atendimento de cardiologia. “É a primeira vez que venho nesta unidade, achei linda, aconchegante e bem maior que a outra unidade. Hoje vim fazer o eletro e passar na cardiologista. Esse atendimento aqui na unidade facilita é muito a nossa vida, pois ao invés de irmos para a cidade fazemos os exames perto de casa”, pontuou.
Outra moradora local que buscou os atendimentos da caravana foi a aposentada Eliete Dantas. “É a primeira vez também que estou aqui nesta nova unidade, vim fazer uns exames pré operatórios e estou achando muito bom. Muita facilidade para nós moradores, espero que venha mais vezes esses atendimentos”, concluiu.
Para a médica e vice-prefeita, Dulce Ribeiro as participações nas caravanas da saúde têm ajudado a identificar e contribuir nos atendimentos especializados. “Estou aqui como médica para servir à população. Observo muito, tanto as pessoas que buscam atendimentos quanto os servidores. Fazemos as observações e encaminhamentos necessários para melhorar a qualidade dos serviços prestados, junto à Secretaria de Saúde buscando sempre resolver os problemas das pessoas. Esse é o nosso papel, o melhor atendimento à população”, concluiu.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários