Presidente da Associação dos Pescadores diz que o nível da água mais elevado deve servir para reflexão sobre preservar o Rio São Francisco

A defluência ontem (26), da barragem em Sobradinho foi de 1.280 m3 e a partir desta sexta-feria (27) a previsão é de 780 metros cúbicos por segundo. Com isto os agricultores e frequentadores das ilhas enviaram fotos e videos festejando o aumento do nível das águas na região de Juazeiro e Petrolina. A paisagem foi loga modificada.

O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, que no próximo mês de outubro completa 61 anos e aos cinco já acompanhava o pai nas pescarias,  sempre no Rio São Francisco, disse que os últimos seis anos "o Rio São Francisco so viu seca e agora é preciso refletir sobre o bom momento e a necessidade de preservar o meio ambiente".

De acordo com ele "essa água vinda de Minas Gerais representa um nível mais elevado do Rio São Francisco que deve ser comemorado, pois, traz peixe e também uma limpeza das águas". Com as chuvas dos últimos meses nas cabeceiras do Rio São Francisco, a barragem de Sobradinho aumentou o volume. A expectativa é que o volume alcance 40% no próximo mês de maio.

Redação blog Foto: Ney Vital