Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, cerca de 40 médicos e técnicos voluntários do Grupo Fleury, que inclui a marca soteropolitana Diagnoson a+, realizarão, gratuitamente, cerca de 5.000 atendimentos, incluindo exames de análises clínicas e de imagens, na cidade de Santaluz, localizada a 288 km de Salvador (BA), com aproximadamente 38.000 habitantes. Para participar dos atendimentos, que acontecem em diferentes pontos do município, os interessados devem levar documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os serviços ofertados de forma gratuita pelo Grupo Fleury estão: exames de ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia e medicina fetal, além de atendimentos de clínica médica (assessoria para análises clínicas), neurologia e nutrição. Também estão previstas ações do Conecta Saúde, programa de prevenção à Aids do Grupo Fleury que sensibiliza adolescentes para questões ligadas à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.
A ação integra as atividades da ONG Voluntários do Sertão, com sede em Ribeirão Preto (SP), que há 18 anos promove o voluntariado no sertão nordestino, levando saúde, assistência social e segurança alimentar e nutricional a populações menos assistidas.
"Estimulamos o voluntariado para fomentar qualidade de vida e promoção à saúde. Esta é a quarta vez que participamos do 'Voluntários do Sertão' e é sempre uma satisfação levar prevenção, informação e atenção a populações mais vulneráveis", destaca Daniel Périgo, gerente sênior de Sustentabilidade do Grupo Fleury.
"É importante destacar que sempre nos instalamos em um município com capacidade para abrigar toda a estrutura necessária para a realização da ação e que, além da própria cidade, tradicionalmente, os 'Voluntários do Sertão' conseguem oferecer seus serviços sociais para populações carentes de municípios vizinhos", explica o presidente do Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira.
Como ocorreu nas edições anteriores, os colaboradores do Grupo Fleury também somaram forças para arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados à população local. Neste ano, foram arrecadadas mais de seis toneladas.
A primeira participação do Grupo foi em 2015, na cidade de Condeúba (BA), com a realização de 2.000 atendimentos; na segunda, em 2016, foi a vez de Santa Cruz de Cabrália (BA), quando o número subiu para 2.700; e em 2017 a ação aconteceu em Irecê (BA), onde foram contabilizados mais de 4.000 atendimentos nas unidades móveis que movimentaram a cidade.
A realização do evento depende da equipe de voluntários e parceiros. Além do empenho do voluntariado da Diagnoson a+, do Grupo Fleury, o 'Voluntários do Sertão' conta com a parceria da GE, que cederá equipamentos de mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia, e de empresas como Abbott, Cremer, Roche, Carestream e Júlio Simões, BD, LSK, Leograf, Brasanitas, Gebramed, Greiner BioOne, Alatur JTB. A carreta foi cedida pelo CIES.
Ascom - Andréia Vitório
0 comentários