A Secretaria de Saúde de Sobradinho, através da Empresa Horizon, realizou ontem (25) mais um treinamento para motivar os agentes comunitários de saúde a utilizarem de forma mais dinâmica, a plataforma de informações de dados para Ministério de Saúde. Os enfermeiras das unidades básicas, que coordenam o trabalho de acompanhamento e monitoramento dos dados, também participaram do treinamento.
Desde julho do ano passado, que os agentes comunitários do município contam com esta importante ferramenta de trabalho. A gestão municipal informatizou o serviço, implantando a tecnologia para facilitar os processos. Foram adquiridos 53 tablets e todos os agentes de saúde trabalham com o equipamento, que dinamizou o serviço dos profissionais nas comunidades.
Os tablets são usados durante as visitas domiciliares, eliminando o preenchimento das fichas de maneira manual. Neles, foi instalado um aplicativo onde o agente anota todas as informações sobre a saúde e a condição social das pessoas, tornando o trabalho mais eficiente e a coleta de dados mais segura.
Sobradinho foi a primeira cidade do Vale do São Francisco a aderir a esta nova ferramenta de trabalho. Um projeto piloto na região, que serviu de referência para os demais municípios. Uma inovação que substituiu a utilização de cadernos para fazer os cadastros, aplicar questionários e anotar dados das famílias atendidas, uma prática ainda usada em alguns municípios. Com a ferramenta, todas as informações ficam armazenadas, o que garante mais agilidade e segurança, tanto para os usuários do sistema de saúde, quanto para o agente de saúde.
" Os dados coletados nas ruas facilitam o planejamento de ações no município, permitindo que as equipes fiquem ainda mais perto dos usuários do SUS . Esta ferramenta agiliza o trabalho, armazena os dados do usuário, o agente ainda pode registrar outros tipos de informações sobre a área atendida, como focos de dengue, lixo em via publica, problemas com a iluminação, colaborando para que todos os serviços públicos possam ser melhorados. O Prefeito Luiz Vicente Berti acertou com a implantação do sistema, o que prova seu perfil inovador e arrojado no que tange a gestão pública. Esta iniciativa, pioneira na região, é também uma demonstração de valorização dos nossos servidores e compromisso com a população, que passou a contar com um serviço de ponta", esclareceu a Secretária Maysa Sanjuan.
Ascom PMS
2 comentários
26 de Apr / 2018 às 23h37
Petrolina foi a primeira cidade da região e já usava uma ferramenta tecnológica e tablets desde 2014. Ferramenta desenvolvida pela empresa local Sysvale que tem como missão apoiar municípios de nossa região e demais. Uma pena que a cidade de Sobradinho foi buscar uma solução tão distante.
27 de Apr / 2018 às 08h54
A mãe do Prefeito já rodou todas as secretárias municipais, se deixar ela toma até a vaga do Prefeito, Porque mandar ela já manda em Sobradinho faz é tempo, Sobradinho tem Nepotismo escrachado e ninguém toma nenhum tipo de providência, Cadê a oposição dessa Cidade? se é que tem, Vergonha total, Isso não é pra existir em cidade alguma, Mas lá é terra que está sem lei! Que venha as eleições desse ano pra começar a varrer parte dessa Ditadura!