Nos últimos quarenta anos, a política municipal para prefeito da cidade de Juazeiro-BA, alternou entre representantes de dois grupos políticos, os quais correlacionavam entre as duas figuras mais presentes nos últimos pleitos, Joseph Bandeira e Misael Aguilar. Prefeitos de governos que quase nada fizeram, a não ser, durante os seus mandatos, de forma execrável, desfazer do que foi deixado por um destes ao substituir o outro ao assumir a prefeitura.
Sem a tal da fidelidade partidária, todos estes governantes faziam conchavos com Deus e o diabo, ao bem dos seus próprios interesses, deixando com isso, o nefasto legado da mesmice, do atraso, e consequentemente de um inestimável déficit social, econômico e cultural. Deixaram também, suas horrendas marcas registradas em alguns dos cenários turísticos da cidade, a macular a imagem de Juazeiro, se não no ridículo “M” do ex-prefeito Misael, como assim também no “R” de outro ex-prefeito, Rivadávio Espínola Ramos (Professor Rivas), este, candidato eleito, na época, indicado pelo ex-prefeito Misael Aguilar. Outra marca registrada bastante atenuante nos respectivos governos foi: O engodo, o descaso, a negligência, além do uso exacerbadamente indevido do erário público.
A população votante de Juazeiro, cansada da política para prefeito que há muitos anos alternava entre dois grupos, decidiu apostar em uma terceira alternativa, na doce esperança de dias melhores, foi quando no ano de 2008, o bem-sucedido empresário Isaac Carvalho, pelo povo foi eleito. Parecia ser um homem verdadeiramente do povo, de origem rural, passava a imagem de homem simples, humilde, e de confiança. O governo da esperança de Isaac Carvalho foi relativamente bem, porém não tanto satisfatório quanto o esperado.
Isaac carvalho foi reeleito, se configurando como o primeiro prefeito reeleito da cidade de Juazeiro-BA. No seu segundo mandato, em alguns aspectos, a cidade melhorou significativamente, a exemplo da pavimentação urbana, assim como o aumento da geração de emprego e renda, contudo, não foi o suficiente para trazer a confiança tão almejada pelo povo de Juazeiro.
Durante os dois mandatos do governo de Isaac Carvalho, observou-se que nada tinha diferente dos governos anteriores, assim como estes, Isaac e sua trupe ao bem de interesses próprios, faziam conchavos com Deus e o diabo, uma trupe de pessoas que transitavam entre uma secretaria e outra, assumindo os principais cargos de governo, portanto os mais altos salários, pessoas que no decorrer dos dois mandatos, mostraram-se despreparadas para lhe dar com o atendimento ao público, quando de forma cruelmente arrogante destrataram os munícipes que destas dos serviços precisaram, pessoas que explicitamente demonstraram incompetência no exercício das suas funções, pessoas de caráter dúbio no que se refere ao trato para com o dinheiro público, pessoas que em tão pouco tempo lograram uma significativa estrutura financeira e de bens.
Oito anos depois, Isaac carvalho saiu, e o seu pupilo Paulo Bonfim foi eleito, com menos da metade dos votos válidos da população eleitoral da cidade, demonstrando assim, que a maioria da população não estava satisfeita com o seu governo. Um governo, que com o passar do tempo, mostrou-se um governo de desmandos, de descasos com a saúde pública, de muita soberba por parte dos seus fiéis seguidores e serviçais, nas suas muitas repartições. Os fiéis seguidores e serviçais do ex prefeito Isaac carvalho permaneceram, assumindo cargos capitais no governo do senhor Paulo Bonfim, até mesmo o ex-prefeito Isaac, teve o seu nome lembrado, ao assumir um cargo, até então inexistente, com o exclusivo e único intuito, o de “generosamente” ajudar o atual prefeito Paulo Bonfim a governar a cidade de Juazeiro-BA. Hoje, a cidade no descaso exacerbado para com a saúde, na desvalida educação que cambaleia sem direção, na deterioração do que ainda nos resta para lamentar.
Não sou adepto de nenhum partido político, todavia, penso que, esse grupo do PCdoB já comeu o que tinha de comer, e já bebeu o que tinha de beber dessa fonte. Vejo esse grupo como um grupo de filiados a uma sigla sem nenhuma identificação com a mesma, um grupo de oportunistas, constituído por pessoas que se vestem com as cores do PCdoB somente por conveniência.
E os sindicatos? Andam de mãos dadas com o governo, coniventes com toda essa zorra, especificamente no que diz respeito ao SINSERP e a APLB.
E a câmara de vereadores? Todos os membros mostram-se inúteis, inoperantes aos anseios da sociedade, senhores e senhoras submissos às demandas do governo, a se fazerem conluiados com os seus desmandos. Uma câmara sem oposição, que comunga do mesmo prato e do mesmo copo do governo, onde todos bebem e comem juntos da mesma merenda.
E o povo? Inerte, assiste a tudo, na expectativa de quais serão as atrações do próximo carnaval.
Juazeiro-BA, o que seria da sua gente se não fosse o carnaval.
Luiz Gustavo de Oliveira – Servidor Público
18 comentários
20 de Apr / 2018 às 23h06
Um leitura precisa da recente história da política juazeirense.
20 de Apr / 2018 às 23h25
A muito tempo não leio um texto tão coerente, e que descreve de maneira fidedigna o retrato da politica juazeirense,esse texto representa o meu pensamento de forma irretocável.
21 de Apr / 2018 às 06h21
Notório por trair a presidente legítima e honesta Dilma Rousseff, Michel Temer decidiu nesta sexta-feira, 20, se comparar o líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes; "Que nesse 21 de abril, lembremos que Tiradentes foi acusado e condenado por lutar e defender um Brasil livre, forte e independente. Ao final, a história lhe deu a vitória maior. Seu exemplo de luta é exemplo para todos nós que trabalhamos para trazer mais conquistas ao Brasil", disse Temer, que entrará para a História como Joaquim Silvério dos Reis, que traiu Tiradentes
21 de Apr / 2018 às 08h33
Escrever, falar,comentar ê fácil, bom texto, não basta para mudar! Precisa que novos líderes em suas respectivas profissões, liberais ou empresariais se organizem, convidem políticos esperientes, fichas limpas, não para serem candidatos mas para Judarem no processo, para não me alongar vou citar três, Jorge Khoury, Edson Duarte, Pedro Alcântara, nunca participaram de falcatruas na vida pública .Juazeiro precisa ser retomada, só com dedicação e organização acontecerá. Parabéns pelo texto.Verdade sem paixão
21 de Apr / 2018 às 08h34
Escrever, falar,comentar ê fácil, bom texto, não basta para mudar! Precisa que novos líderes em suas respectivas profissões, liberais ou empresariais se organizem, convidem políticos esperientes, fichas limpas, não para serem candidatos mas para Judarem no processo, para não me alongar vou citar três, Jorge Khoury, Edson Duarte, Pedro Alcântara, nunca participaram de falcatruas na vida pública .Juazeiro precisa ser retomada, só com dedicação e organização acontecerá. Parabéns pelo texto.Verdade sem paixão
21 de Apr / 2018 às 09h32
nao, o governo do ex não foi relativamente bem. trocar misael e joseph por isac foi o mesmo que mudar seis por meia duzia, ate porque um monte de gente das hostes dos outros dois fizeram e fazem parte do governo da 'mudanssa'. Juazeiro nunca descartou as peças maiores do jogo politico, só foi trocando ao sabor do tempo, são sempre a mesma elite politica empresarial que manda e desmanda nessa cidade, pra azar do povo que mora na periferia e não tem saude decente, paga taxas absurdas, convive com muriçoca, canal aberto, ruas sem calçamento, etc
21 de Apr / 2018 às 09h33
é nessa historia de comer corda de politico que diz que tem origem humilde é que o eleitorado só ...
21 de Apr / 2018 às 11h33
PARABÉNS LUÍS GUSTAVO!!!! TEM MUITAS VERDADES NO SEU TEXTO.....
21 de Apr / 2018 às 14h20
Srs,1°,parabenizar o Sr Luiz Gustavo,pelo texto e,dizer que Juazeiro que temos,é a que voltamos,a oposição que é maioria não só eleitoralmente mas,populacional da cidade,não quer isso que aí esta, PPP, porém,as lideranças não se uniram e,deu no que deu,sem falar nos eleitores q indiretamente, votaram PPP,quando, não foram às urnas e,aqueles que venderam o voto. Sabemos que Juazeiro,sempre combateu bom combate e, por isso e por mais que isso,é que verás filho teu não foge a luta.Pois,quem Ama verdadeiramente Juazeiro,vota contra CORRUPÇÃO, da ODEBRECHT ao MENSALÃO.
21 de Apr / 2018 às 16h30
A política de Juazeiro nunca mudou :prefeito, vereadores que só pensam em seu bem estar . E os favorecidos defendendo esses "representantes do povo"; já a mensagem é: o povo que se exploda já dizia Justo Verissimo e contínua valendo para Juazeiro.
21 de Apr / 2018 às 17h01
Concordo plenamente com o autor deste texto. Nossa querida Juazeiro continua a ser saquiada e a mercê nas mãos de maus gestores e correligionários com salários astronômicos, incompativeis com a função e o tamanho da cidade. Conheço quatro pessoas com o ensino médio incompleto exercendo cargos de chefia e coordenação simplesmente porque são amigos e puxa saco da familia Isaac Carvalho. Trocamos seis por meia duzia, tiramos a "velha politica" (misael e joseph) pela "pseudo nova politica" (isaac e bonfim). Lamentavel!
21 de Apr / 2018 às 17h43
Judite Guimarães. Se para você um bom texto não basta para mudar, para mim e para tantos outros, uma sugestão como a sua sem atitude e ações também não basta.
21 de Apr / 2018 às 18h54
Luís Gustavo que coerência que verdades sem agredir.mostrando a real situação. Quem elegeu isaac carvalho no segundo mandato e o Paulo Bonfim São juazeirenses que não tem amor por nossa cidade.juazeiro cidade maravilhosa cantada em verão e prosa.hospitaleira com certeza não elegeu estes dois Outubro ja esta ai vamos começar mudando isto os representantes estaduais. Federais vamos eleger o novo.vamos virar esta página.nos temos a força. Boa podemos. Uazeirenses de bem vamos ganhar esta luta.
21 de Apr / 2018 às 21h35
Meus parabéns Luis Gustavo, você foi retado com este texto esclarecedor e que retrata a verdadeira situação do deprimente quadro político de Juazeiro. Uma leitura perfeita dos fatos. Dentre todos os tópicos destaco o que fala de um grupo de filiados sem nenhuma identificação com a sigla da legenda, e eu acrescento:" São capitalistas travestidos de Comunistas. Que bom seria que nossa sociedade tivesse muitos Luis Gustavos capazes de tirar de forma descente, democrática, e verdadeira a máscara e a arrogância dos nossos políticos como você assim o fêz.
22 de Apr / 2018 às 05h55
Só acredito que Juazeiro possa começar a mudar se esse ano for eleito 2 deu Federais da cidade e no mínimo 3 estaduais daqui. Como isso não irá acontecer :..:
22 de Apr / 2018 às 08h18
O texto é, no máximo, razoável. Destila amargura e se coloca acima do bem e do mal. Para merecer elogio precisa ser propositivo. Só apontar falhas é fácil e oportunismo barato de quem só deseja trocar de lugar e, supostamente, sentar no trono do poder para, seguramente, fazer menos e pior.
22 de Apr / 2018 às 11h05
PARABÉNS!!! PERFEITO!!!
22 de Apr / 2018 às 13h05
Meus amigos!!!! Gostaria de saber qual é a real situacao politica do ex prefeito Isaac Carvalho, com condenacao em segunda instacia, leia por um colegiado, o ex prefeito Isaac podera mesmo registrar sua candodatura a dep. Federal? Temos ainda em vigor a lei da ficha limpa? Foi nesta situacao de condenacao em condenacao que o todo poderoso Lula foi parar atras das grades, entao o ex prefeito Isaac coloque suas barbas de molho.