Nesta quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), auditório Jorge Calmon, o deputado estadual Zó (PCdoB) fez a abertura do seminário "Em defesa das Matrizes do Forró". O evento foi uma parceria da deputada estadual Fátima Nunes (PT), com os deputados Zó (PCdoB), Aderbal Caldas (PP) e Bira Corôa (PT), além do Colegiado da Bahia que representa o forró, representado por Rozania Macedo. O evento contou com a participação dos artistas do forró, representantes de instituições e órgãos legislativos.
"Hoje é um dia de celebração! Promovemos na assembleia um seminário de grande relevância ao povo do sertão que valoriza a sua cultura. Vamos lutar para conseguir registrar as matrizes do forró como patrimônio Cultural Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) garantiremos o reconhecimento do gênero musical da nossa gente, isso se chama preservação da nossa história. Além disso, estamos destacando os artistas do forró. Temos músicos incríveis na nossa Bahia, e isso precisa ser reconhecido no Brasil", destacou Zó.
De acordo com a presidente do Colegiado da Bahia, Rozania Macedo, o encontro é muito importante para a sociedade civil e para os envolvidos com a música. A busca por apoio é fundamental. "O estilo musical faz parte da cultura nordestina, que é a história de um povo que sustenta a tradição. A militância quer apoio, pois precisamos registrar as matrizes no Iphan", declarou.
Na oportunidade, o deputado estadual Zó comprometeu-se a acompanhar a Lei da Zabumba (Nº 13.368/2015), publicada em julho de 2015. A norma estadual determina que 60% da verba destinada a eventos culturais, shows e festejos, repassada pelo Governo do Estado aos municípios, seja utilizada na contratação de artistas e conjuntos musicais que expressem e valorizem a cultura da Bahia. Os artistas do forró que compareceram ao evento foram: Adelmário Coelho, Del Feliz, Cicinho de Assis, Carlos Pita, Sandro Becker, entre outros.
Ascom Deputado Zó
4 comentários
20 de Apr / 2018 às 22h53
Geraldo,leitores e,em especial, toda população desta e da região pernambucana.Srs,a questão em defesa cultura nordestina, todos sabemos da necessidade defesa e preservação porém, entendo que ante questões afim,como fato situação saúde maternidade local, que vêm sendo alvo críticas da população regional e,até momento não observei esse Sr,usar palavra em favor das pessoas.O Juazeiro que quero, é expressado no VOTO.
20 de Apr / 2018 às 23h36
zó eleiçao chegando,fiquei com a barba de molho pois a queda vai ser feia, já dizia minha vó nada melhor do que um dia atraz do outro. viu camarada.
21 de Apr / 2018 às 08h41
Tanta coisa sêria para tratar e o deputado zabumbando!! Agora temos o deputado da ZABUMBA. Que tristeza. Tem acessoria o deputado?
21 de Apr / 2018 às 18h57
Deputado de um mandato do.dia hora chegou.vamos renovar em Outubro 2018.nada contra nada a favor.time novo.sangue novo.