Com o objetivo de promover uma atualização para os profissionais da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (UCI NEONATAL), e de avaliar o desempenho das estudantes Camila Almeida e Priscila Pinheiro, as preceptoras Juliana Benevides (fisioterapia) e Amanda Araújo (enfermagem) promoveram uma aula prática sobre Reanimação Neonatal.
A iniciativa faz parte do processo de ensino/aprendizagem do serviço, que serve de campo de estágio para alunos de diversas áreas da saúde. "Buscamos sempre escolher temas relacionados à realidade do HDM. Como na UCI neonatal nós trabalhamos com bebês críticos, precisamos dominar as técnicas de reanimação cardiopulmonar. Então, essa foi uma boa oportunidade de promover uma atualização para a equipe, ressalta Amanda, enfermeira gerente do setor.
A Reanimação Neonatal exige uma sequência de atendimento diferente do adulto. Portanto, a equipe multidisciplinar deve ter um amplo conhecimento e desenvolver habilidades específicas. "Todos precisam estar preparados, pois, quanto maior for a demora para iniciar a reanimação mais alto é o risco de lesão cerebral", informa Juliana.
O modelo das aulas práticas, supervisionadas pelos preceptores e ministradas por alunos que realizam estágio no hospital, foi aprovado. "Na universidade a nossa experiência é mais teórica. Então, essa chance é muito importante", afirma Priscila.
A estudante Camila Almeida garante que o estágio tem ido além das suas expectativas. "Aqui nós podemos acompanhar um grande número de casos e diferentes patologias. A equipe é engajada e as aulas práticas exigem muito de nós. Acredito que isso ajude muito na nossa formação", finaliza.
Anna Monteiro -Ascom-Hospital Dom Malan/IMIP -
0 comentários