Geraldo,
Gostaria de externar meu descontentamento com tamanha falta de conhecimento do órgão fiscalizador de trânsito e da Prefeitura de Juazeiro/BA. Pois o mesmo colocou uma placa de PARE para os que carros que estão trafegando na Av Carmela Dutra parem e deem preferência aos carros que estão vindo da Adolfo Viana.
Só que está muito claro no Manual de sinalização vertical do DNIT que: "Refere-se aos sinais que determinam os fluxos de veículos que devem parar ou dar preferência de passagem em uma interseção. Significado Assinala ao condutor que deve parar seu veículo antes de entrar ou cruzar a via/pista (Isto é, quem deve parar são os carros que veem da Adolfo Viana, pois irão entrar na via principal). Seu uso deve se restringir às situações em que a parada de veículos for realmente necessária, sendo insuficiente ou perigosa a simples redução da velocidade, ou quando ocorrer uma das condições abaixo: • onde o risco potencial, ou a ocorrência de acidentes, demonstre sua necessidade; • nas interseções sem controle por semáforo, em área que tenha grande número de interseções semaforizadas; • nas passagens de nível não semaforizadas; • em vias transversais, junto a interseções com vias consideradas preferenciais, devido suas condições geométricas, de volume de tráfego ou continuidade física (A Adolfo Viana faz intersecção com a Carmela Dutra e não o contrário); • em interseções em que a via considerada secundária apresenta visibilidade restrita ( no caso a Adolfo Viana). Quando a via secundária interceptar a via que tem preferência de passagem em ângulo agudo, a posição da placa R-1 deve ser tal que não gere dúvidas aos usuários.
Todo o conteúdo pode ser acessado através deste LINK
Solicito que este Blog interceda junto aos órgão fiscalizadores de trânsito e solicite a troca da sinalização para a Av Adolfo Viana. Pois os carros que estão vindo da Carmela Dutra estão freando bruscamente podendo gerar acidentes desnecessários.
Tatiane Fraga
12 comentários
16 de Apr / 2018 às 20h11
O fluxo de carros da Av Adolfo Viana é muito maior que o da Av. Carmela Dutra, sendo que, os veículos que trafegam pela Carmela Dutra não param,sequer reduzem a velocidade e por sua vez a visibilidade dos que trafegam pela Adolfo viana é péssimo. Contudo creio que há necessidade ou de um semáfaro, ou de uma faixa de pedestre elevada na Carmela Drutra, na altura da Av. Adolfo Viana. Tá um perigo, carros sobem nas calçadas descontrolados, enfim, mais uma intersecção do órgão de trânsito errada.
16 de Apr / 2018 às 21h29
Meu grande desafio é tentar compreender como pensam os engenheiros de trânsito de Juazeiro!!! Não há intervenção que façam que consiga melhorar o fluxo. Vejamos por exemplo os quase 10 sinais que circundam o Banco do Brasil, no centro! É mais um absurdo que insistem em continuar a impedir o fluxo de veículos!
16 de Apr / 2018 às 22h11
Naquele local a coisa tá feia mesmo. Quem é de fora e vem reto do Angari nunca vai achar que é ele que tem que parar ali e não o carro que vem da Adolfo Viana e vai dobrar a esquina. Mas em Juazeiro ninguém espere bom senso. Muito pior é o caso do contorno do batalhão, onde mais de 50 caminhões já tombaram e ninguém tomou providência nenhuma até hoje.
16 de Apr / 2018 às 22h59
Dona Tatiane, faça assim: este ano vote no vaqueiro do PC do Bolso e nos Petralhas e assim que sair a inter-invenção urbana, a Carmela Dutra vai virar um lindo viaduto.
16 de Apr / 2018 às 23h25
Ela tem razão. Na página 40, "fig. 11 via urbana" do citado Manual do DNIT, ilustra bem a situação.
17 de Apr / 2018 às 00h12
Concordo plenamente. Vamos lá "tecnicos" do trânsito. Usem o bom senso, sigam as normas de trânsito.
17 de Apr / 2018 às 04h50
Pare de falar bobagem senhora, vá estudar
17 de Apr / 2018 às 09h38
Realmente a senhora tem toda razão, se for seguir a risca a prioridade não seria da Av. Adolfo Viana, porém as vezes é necessário algumas exceções, nesse caso achei interessante, pois quando param dois ou três ônibus naquele ponto da Diocese o transito para tanto p quem vem na Adolfo Viana quanto p quem vem da Catedral, dessa forma o transito da p fluir melhor, alem do fluxo ser bem menor na Carmela Dutra e concordo tbm q aquele monte de semáforo não ajudou muito, atrapalhando bastante o transito ao redor da prefeitura e banco do Brasil, precisa melhorar aquela área e muuiiiito.
17 de Apr / 2018 às 10h05
A pessoa do manual, preste atenção que a regra pode mudar, é previsto legalmente. Quem sai da Adolfo Viana não tem visão de quem vem da Carmela Dutra. Já presenciei dois acidentes pq o condutor da Adolfo Viana colocou seu veículo invadindo a via para ter visão e quem vinha da Carmela Dutra e colidiu com o mesmo. Princípios de utilização (pág.39) O sinal R-1 deve ser utilizado quando se deseja reforçar ou alterar a regra geral de direito de passagem prevista no art. 29, inciso III, do CTB. Condutores de Juazeiro mais atenção as placas, não ignorem as placas, avitem acidentes.
17 de Apr / 2018 às 10h13
os ... do transito deveriam colocar um redutor na carmela dutra, com isso os veiculos já diminuiam a velocidade. ontem vinha um desavisado e quando coloquei o carro quase bato. vou mandar a conta para damião e paulo isaac bombim
17 de Apr / 2018 às 14h51
Concordo plenamente com essa mulher que pediu a retirada da placa! Não vejo lógico em quem vem na Carmela Dutra parar , para os veículos da Adolfo Viana passar, portanto, ela tem o meu apoio! Já tinha percebido isso, mas não quis me pronunciar sobre o caso referido!
18 de Apr / 2018 às 08h48
Espero que a CSTT tenha consciência e faça a alteração devida. Ao invés de manter o erro, poderia colocar uma placa de PARE na Adolfo Viana e uma faixa de pedestres pois ali tem fluxos de pessoas, por causa da parada de ônibus que fica a direita da via. Acho que os profissionais deveriam estar nas ruas e ver a situação em que o trânsito da cidade se encontra. Uma pena isto estar acontecendo!