A Assessoria de Imprensa da CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes) enviou notas ao Departamento de Jornalismo do Blog respondendo aos questionamentos sobre o trânsito na rua Padre Feijó, bairro Alto do Cruzeiro, bem como aos demais questionamentos de condutores de veículos em relação aos diversos congestionamentos na área urbana de Juazeiro. Confira:
Caos no trânsito em rua do bairro Alto do Cruzeiro:
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que já existe um parecer técnico para tornar o primeiro quarteirão da Rua Padre Feijó no bairro Alto do Cruzeiro em mão única (sentido leste/oeste) e a proibição de estacionamento do lado direito. Assim que as placas forem confeccionadas a via receberá a sinalização vertical e horizontal.
Leitor questiona os congestionamentos da situação do trânsito em Juazeiro:
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) esclarece que tem realizado diversas melhorias no ordenamento e na fiscalização do trânsito em Juazeiro. Como exemplo, o concurso realizado em 2016 que nomeou quinze novos fiscais de trânsito possibilitando aumento efetivo na fiscalização; a implantação do estacionamento rotativo ‘Zona Azul’, facilitando vagas de estacionamento no centro da cidade.
Entretanto, as dificuldades são muitas. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) a frota de veículos em março de 2017 em Juazeiro era de pouco mais de 90 mil. Já em março de 2018, a frota ultrapassou os 98 mil veículos. Um aumento de oito mil veículos em apenas um ano. É um enorme desafio ordenar e fiscalizar o tráfego em Juazeiro, mas a CSTT não tem medido esforços.
Engarrafamento em horário de pico (18h às 20h) é comum em cidades de médio e grande porte em todo país, não é uma exclusividade de Juazeiro. Pequenas atitudes dos condutores poderiam amenizar os problemas no entorno da subida e descida da ponte Presidente Dutra. Existem três rampas de acesso a ponte, mas os condutores insistem em utilizar apenas uma (ao lado do Banco do Brasil). Assim como no sentido Petrolina/Juazeiro, existem três opções: a descida próxima à América Import, a descida próxima ao GBarbosa e seguir pela BR-407, mas a maioria opta pela primeira descida. Os semáforos possuem horário diferenciado nos horários de picos, e a função deles é ordenar o tráfego para evitar acidentes, e esse objetivo vem sendo cumprido.
Ascom CSTT
Da Redação
8 comentários
17 de Apr / 2018 às 10h35
Geraldo, a própria prefeitura é a maior responsável pelo caos do transito de Juazeiro, veja só. No prédio da prefeitura (correios) verificamos diversos veículos daquela entidade alí estacionados, não é permitido. mas acontece todos os dias em todos os horários. Os guardas de trânsito só trabalham na SOMBRA, prefeitura\promatre. Nunca aparecem (correios\banco do brasil\av alan cardek.
17 de Apr / 2018 às 10h41
Parabens ao blog Geraldo Jose. Uma série de reportagens bem embasada e responsável. Coube como vimos a Prefeitura de Juazeiro-CSTT se defender e cá prá nós, ficou evidente que não tem solução pois é mesmo uma bagunça institucionalizada. Fica a dica deixem a sala de ar condicionado e peguem um carro e vao Ver o funcionamento real da mobilidade em Juazeiro.
17 de Apr / 2018 às 11h25
É um absurdo que o carros que vem da Praça Barão do Rio Branco possam virar a direita no sinal instalado na esquina com a rua Célia de Jesus e pegar o último acesso da ponte. Não precisa ser engenheiro de trânsito para ver que grande parte dos problemas que ocorrem na última subida da ponte são causados por estes veículos. Uma solução simples que melhoraria significativamente este acesso.
17 de Apr / 2018 às 12h38
Infelizmente o trânsito de Juazeiro só tem uma pequena fiscalização próxima aos bancos e a Prefeitura, nos demais locais sequer vemos agentes de trânsito. Registre-se também que, a modalidade de fiscalização de trânsito adotada em Juazeiro e nos demais municípios do Brasil é um tanto quanto obsoleta e ultrapassada, onde agentes de trânsito ficam em pontos fixos, por vezes juntos a outros colegas, batendo papo e mexendo no app WhatsApp. Em países desenvolvidos o agente de trânsito do município é responsável por uma área geográfica e fica circulando na referida área exercendo a sua função.
17 de Apr / 2018 às 15h23
Com referencia ao engarrafamento na cabeceira da ponte: Por que logo ali a CSTT aceita estacionamento naque pequeno recanto? Os veículos estacionados ali ficam querendo sair a todo custo, sem aguardar os que estão na fila de subida e atrapalhando todo o trajeto e provocando o engarrafamento. Já trocaram a placa de sinalização para estacionamento de motos mas só carros estão estacionando. Cabe o agente da CSTT fazer esta observação.
17 de Apr / 2018 às 16h56
Em Petrolina, pode ir, se não encontrar Zona Azul, nas ruas próximas encontra. Tem muitos espaços sem zona azul, dando prioridade aos locais de embarque e desembarque no comércio. Aqui em Juazeiro, no centro tem e em todas as ruas próximas tem também. Nas portas das residências, tem, nas entradas de todo tipo de casa tá lá o zona azul para extorquir o povo de Juazeiro. O serviço da Zona Azul em Petrolina é discreto, você não percebe os cobradores, quase sempre. Aqui o serviço é ostensivo e agressivo, o próprio software que as moças usam, avisa quais carros já ultrapassou o horário.
17 de Apr / 2018 às 19h21
Que pedir ao meu amigo Abner gerente de Eng de trânsito, que retire as placas de pareda camélia Dutra com Adolfo Viana, pois ninguém respeita vai acontecer vários acidentes no local.
17 de Apr / 2018 às 19h26
Quero pedir ao meu amigo Abner gerente de Eng de trânsito, que retire as placas de pare da camélia Dutra com Adolfo Viana, pois ninguém respeita vai acontecer vários acidentes no local.